Lição moral bastante atual

Lição moral bastante atual

Mensagem Dele Para 2025 A.D. Em Diante

Só vai na fé mesmo

Faça a diferença.

Missão

Nossa missão: Dar vazão às mentes e às vozes que querem questionar e repensar o Brasil de uma maneira distinta, objetiva e imparcial.
O Profeta diz a todos: "eu vos trago a verdade", enquanto o poeta, mais humildemente, se limita a dizer a cada um: "eu te trago a minha verdade."

Mario Quintana

Previna-se

#vaidarcerto

#vaidarcerto
Já está dando certo.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.
Eu também não me esquecerei de você, haja o que houver.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.
Por isso, continuemos nos cuidando.

Doctoralia - Publicidade médica

Tony Harrison Oliveira Nascimento - Doctoralia.com.br

Onde estamos?

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Translate us (traduza-nos)

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Show
da vida



                         Não se trata necessariamente de uma alusão a um ilustre programa dominical da TV, que está no ar, há 45 anos. Estamos aqui para falar do que se foi e do que há de vir. As cortinas se fecham, ao fim de mais um ato, no teatro da vida. Para uns, o show continua. Para outros, o espetáculo já chegou ao fim. Nestes casos, espera-se que a história seja digna de aplausos de pé, por mais dolorosa que seja a despedida. Foi assim com o lendário noticiário radiofônico Repórter Esso, como se pode atestar pelo vídeo acima, que traz a última edição do noticioso, transmitida na noite de 31 de dezembro de 1968, há exatos cinquenta anos, portanto. Note a voz meio embargada do locutor, próximo ao fim da gravação.

domingo, 30 de dezembro de 2018

Rotina de Ofício 3



        Esta carta é um desabafo de um médico que, apesar de pouco tempo de experiência, já indica expressivo e preocupante desgaste emocional com seu trabalho, porque tempo, experiência e desgaste não estão necessária, direta e proporcionalmente ligados. Ou estão? Seja como for, é cada vez mais comum nos depararmos com casos de suicídios ou de tentativas de suicídio envolvendo médicos. Então, por favor, mesmo que você não seja médico(a), leia e tire suas conclusões:

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Milagre ou ilusão?



        O filme De Ilusão Também Se Vive, cujo título original em inglês é O Milagre da Rua 34, é um clássico do cinema de temática natalina, assim como seu contemporâneo A Felicidade Não se Compra. A produção surgiu como uma forma de fazer merchandising de uma das maiores e mais antigas redes de lojas de departamentos dos Estados Unidos, a Macy's. A história começa com um senhor caucasiano de barba branca e longa caminhando pelas ruas de Nova Iorque, observando e opinando sobre as decorações e os festejos natalinos. Até que ele 

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Um passo adiante



E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade. Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade. E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Isso é de Deus???!!!



Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis.  
Mateus 7, 15-20

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Direitos (Des)umanos



                    Como dito, há exatos 70 anos, foi promulgada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que deveria servir como diretriz para que as nações signatárias tratassem todos os seus cidadãos com um mínimo de educação, cortesia e dignidade, fossem quem fossem, independentemente das circunstâncias e das culturas. Mas, e os direitos dos animais? Quem os defende? Porque muito humanos querem ser tratados com humanidade, mas querem tratar os animais, e até mesmo outros humanos, com animalidade. Você também deve ter se chocado com uma notícia sobre um cachorro assassinado por um vigilante de um supermercado em Osasco (SP).

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Direitos de ser e de estar




                    Em alusão tardia ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, e, ao mesmo tempo, oportuna, devido aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, sobre a qual falaremos mais, noutra oportunidade, você deve ter reparado que, nas últimas eleições, falou-se muito em preconceito. Um dos candidatos foi amplamente taxado de preconceituoso. Falas de conteúdo homofóbico, misógino e racista supostamente atribuídas à ele foram amplamente difundidas e reproduzidas até mesmo por crianças.

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

O Porquê



                     Após as eleições, uma vez a poeira assentada, estamos retomando o prumo e tentando voltar àquilo que consideramos "normalidade". Antes, permita-nos apresentar a singela opinião de um cidadão brasileiro, que embasou sua opção política eleitoral, a seguir.

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Passando só para recordar



                            Em breve, emitiremos uma reflexão mais aprofundada sobre a importância deste ofício e desta data. Por ora, saiba mais sobre a história desta data

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Quer conversar???



                         Mais uma vez, estamos aqui para relembrar você o Setembro Amarelo, tema principal deste mês que abre a primavera no hemisfério sul, mês de florada do ipê. Falar sobre não necessariamente estimula ou ensina a fazer o que não se deve. Falar sobre pode não necessariamente resolver seus problemas, mas já ajuda bastante. É para isso que estamos aqui. Por isso, tomamos a liberdade de perguntar o que está incomodando e levando você a ter a impressão de que a sua presença neste mundo seria insuportável para si e terceiros.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

A Marca da Besta



"E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome." 

Apocalipse 13,16-17


 

domingo, 9 de setembro de 2018

Setembro Amarelo



                         Um terço do mês já se foi, praticamente, mas ainda cabe aqui chamar a atenção para o principal tema da área de trabalho de setembro, que é o amarelo. Certamente, você já ouviu falar do Setembro Amarelo, que é uma campanha de prevenção ao suicídio, considerado um grave problema de saúde pública. É uma campanha promovida inicialmente no Brasil por entidades como, por exemplo, Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e difundida e apoiada por outras entidades públicas e privadas. O sentido dela vai muito além do uso daquela fitinha amarela na lapela da camisa, na página da Internet ou no perfil de uma rede social. É preciso compreender e incorporar o significado dessa mobilização.

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Atitudes e atribuições



                         Muitas vezes, depositamos nas mãos dos políticos mais poderes do que eles realmente têm ou que deveriam ter. Poderes como, por exemplo, de tomar medidas que mudem nossas vidas para melhor. Esperamos deles atitudes que, muitas vezes, nós mesmos não tomamos, para dar prumo às nossas vidas. Esperamos que eles resolvam nossas vidas, quando nós sequer limpamos nossos quintais e arrumamos nossas próprias casas. Colocamos as culpas de nossas mazelas e das do país nos políticos. Mesmo assim, chegadas as eleições, não nos dedicamos à elas adequadamente, não refletimos apropriadamente sobre os candidatos com suas propostas e históricos, nos dirigimos às urnas com má vontade, por ser obrigatório o voto, por desânimo e por descrença na classe política e no futuro da nação.

domingo, 26 de agosto de 2018

Voto de (des)confiança



                         As pesquisas eleitorais têm se mostrado um tanto controversas, para os cargos de presidente e de governadores. No primeiro caso, por exemplo, elas exploram uma possibilidade inusitada: a de um candidato preso e condenado seguir na disputa, embora as leis não prevejam esse tipo de situação. Uma clara forçação de barra por parte dos articuladores da campanha dele, que esgotarão todos os recursos jurídicos possíveis para mantê-lo no páreo, nem que seja apenas para tumultuar o pleito. Teoricamente, era algo que não deveria acontecer, mas as possíveis consequências disso, na prática, são temerárias, porque esse candidato recluso tem grandes chances de ser eleito, se ele for até o fim da disputa. Uma vez eleito, dar-lhe-ão posse ou não???

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Culpa no cartório



                         Você já não se sentiu como se estivesse numa longa viagem, até perceber que esqueceu algo importante, que não colheu, ao longo do caminho, suprimentos suficientes para continuar a viagem, que estava num lugar deserto, longe de qualquer posto automotivo, sendo impossível retornar e se sentindo muito inseguro em seguir adiante??? Parece aquela história do homem que podou sua cruz aos poucos, ao longo do caminho, a fim de aliviar o peso, mas, na hora de atravessar um rio, ela já estava curta demais e não ajudou na travessia.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Fábrica de ideias



                     O que uma xícara de café não é capaz de fazer? Ela aquece, deixando a mente mais ligada e o corpo com vontade de se movimentar incansavelmente como uma máquina e liberando calor. É bom quando a mente produz muito. São muitas ideias para se dar vazão, muitas vezes na mesma velocidade com que o corpo libera calor, mas, às vezes, é angustiante. São tantas ideias brotando ao mesmo tempo que o sujeito nem sabe de onde vêm tantas ideias, nem faz ideia de como dar vazão ou de onde guardar tantas ideias. São tantas ideias que nem sempre dá tempo engarrafar todas. 

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Duas rodas, duas asas



                         Em 27 de julho foi instituído o Dia do Motociclista, em alusão à morte de Marcus Bernardi, motociclista e mecânico de uma conceituada fábrica de motocicletas. Ainda que tardiamente, chamamos a atenção para essa data por meio da constatação de que, em muitos Estados, entre as vítimas de acidentes de trabalho no trânsito, predominam os trabalhadores que trafegam em motocicletas, seja no percurso entre o domicílio e o local de trabalho ou vice versa, seja exercendo suas atividades em trânsito. Você já deve ter notado que, de uns anos para cá, o Brasil está cada vez mais motorizado sobre duas rodas, quiçá pela praticidade desse meio de transporte associada à relativa facilidade de acesso ao crédito para boa parte da população, na hora de adquiri-lo.

domingo, 5 de agosto de 2018

Homens de fé



"Os doutores da Lei e os fariseus têm autoridade para explicar a Lei de Moisés. Vocês devem, portanto, observar tudo o que eles dizem, mas não devem seguir os seus exemplos, pois eles dizem uma coisa e fazem outra. Impõem leis difíceis de cumprir e obrigam os outros a suportá-las, mas eles próprios não cumprem. Tudo o que fazem não passa de um espetáculo para os outros verem. Reparem naquelas frases religiosas que eles trazem na testa e nas mangas do vestuário! Notem como eles gostam de franjas largas nas capas! Gostam de ocupar os lugares mais importantes nos banquetes e os assentos de mais destaque nas casas de oração.

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Planando agosto de Deus e dos ventos



                     Depois que o show terminou, e o mês de julho também, vem agosto de Deus outra vez com os ventos das esperadas mudanças. É hora de tomar decisões rápidas e de implementar mudanças em sua vida. Depois de mais uma malograda copa, espera-se que você ao menos já tenha seguido as devidas instruções para entrar em campo e retomar o jogo da realidade.

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Fim de papo?!



                                A Copa acabou, há algumas semanas. É a vida que segue. Mas, antes de dar por encerrado o assunto, temos mais algumas colocações finais a apresentar. Na verdade, o brasileiro não vai parar de conversar sobre futebol, só porque não venceu mais uma copa. O brasileiro não desiste nunca. Quiçá você goste de futebol, porque futebol é arte, futebol é movimento e futebol é vida. Você gosta de futebol, mas não gosta de Copa do Mundo. Na verdade, a Copa não é do mundo, porque nem todas as nações são representadas lá. O mundo quase todo fica fora dela, onde só participam aquelas seleções supostamente melhores. Encontros assim só acontecem a cada quatro anos, e quatro anos é muito tempo. Muita coisa muda em quatro anos. Esses encontros duram apenas um mês, e nem todos os participantes jogam até o fim. Chega uma hora que a disputa esfria e fica sem graçaSe o Brasileirão ainda fosse no formato antigo e parecido com o da Copa, talvez o seu time não tivesse mais chances de se sustentar na competição.

domingo, 22 de julho de 2018

Máculas



                         A cidade de Itapajé (CE), cerca de 120 km de Fortaleza, já estava escandalizada e maculada por causa de denúncias de fraudes na educação pública municipal, que faziam com que o município ficasse artificialmente melhor cotado, nas avaliações do Ministério da Educação. Como se não bastasse, surgiram denúncias de que crianças que estudam numa escola particular administrada pela diocese católica local teriam sofrido violência sexual. Os autores diretos dos crimes já se encontram detidos, mas as autoridades acreditam que haja mais gente envolvida. A administração da instituição está sendo acusada de negligência ou de conivência com os delitos. Coincidência ou não, o delegado que iniciou as investigações teria sido transferido, sem maiores esclarecimentos.

domingo, 15 de julho de 2018

A banda se foi... mas pode voltar



                         A Copa do Mundo se foi, mas ela nos deixou alguns ensinamentos. Aprendemos com ela, por exemplo, que o risco que corre o pau corre o machado. Sem treino, sem estudo, sem perspicácia, sem renúncias e sem humildade, não se chega a lugar algum. Para quem quer disputar uma competição qualquer, é fundamental conhecer os próprios pontos fracos, e tentar corrigi-los, dentro do possível, para, em seguida, estudar e explorar os pontos fracos dos adversários. O desempenho da Seleção Brasileira, como você viu, não inspirou tanta confiança e não surtiu os resultados desejados. Portanto, devemos reconhecer que, infelizmente, nossa seleção não teria know-how suficiente para passar por seleções como aquelas que chegaram às finais. 

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Devaneando por mundos paralelos



                         A Copa do Mundo, que se esvai, mais uma vez, pode ser comparada com os tradicionais concursos vestibulares que eram ou ainda são realizados por instituições de ensino superior. Tomemos como exemplo os exames vestibulares da Universidade Federal do Ceará (UFC), que deixaram de ser aplicados, em 2010, quando a instituição passou a basear seus processos de admissão de novos alunos para a maioria dos cursos de graduação nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Na verdade, a corrida pelas vagas naqueles cursos, seja por vestibular ou por ENEM, já começa antes mesmo de o árbitro autorizar o bater o centro de campo, e já são eliminados de pronto aqueles que não são pontuais, na chegada aos locais das provas.

segunda-feira, 9 de julho de 2018

LUTO... por uma vida melhor



                     Por esses dias, percebe-se que o Brasil está de luto, assim como o devem estar outras nações que têm o futebol encrustado na alma, que investem pesado no futebol, na esperança de obter destaque no cenário internacional, onde a maioria dos cidadãos se entusiasma com o futebol, ao ponto de parar tudo que está fazendo, só para ver a bola rolar entre as quatro linhas, e onde muito se investe em carreiras profissionais no futebol, na esperança de ascensão social. Talvez você nem seja tão fanático por futebol como seus conterrâneos, mas dá para entender perfeitamente essa depressão, porque o clima de Copa do Mundo contamina praticamente todo mundo, de alguma forma. Por isso, não culpo você de todo, caso tenha se sentido diferente e estranho, após mais aquela quimera. Até parece que, de repente, a vida perdeu seus tons de cores habituais. Percebeu que, naquele dia, até o céu escureceu mais cedo que o habitual???

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Sigam o líder



                        Na cidade de Sobral(CE), duas emissoras de rádio, que são rainhas em terra de gente cega, correm o risco de ter seus estúdios arbitrariamente desapropriados pela prefeitura local, sob o pretexto de realização de obras de melhoramento urbano. Essas emissoras estão entre os poucos meios de comunicação que se atrevem a criticar as atitudes de membros ligados à facção política que controla a cidade e o Estado, sendo que uma delas seria de propriedade de um deputado federal que foi candidato à prefeito pela oposição. Lamentavelmente, esse ato de violência infame contra a liberdade de imprensa teve pouca repercussão em nosso meio, onde a imparcialidade da imprensa é questionável, e demonstra ares de retaliação, depois que membros do partido da situação teriam sido proibidos de construir imóveis de alto padrão, numa área de proteção ambiental, próxima à cidade.

domingo, 1 de julho de 2018

A voz das ruas



                         No último dia 26, foram lembrados os cinquenta anos da histórica Passeata dos Cem Mil, que consistiu numa multidão que tomou as ruas do centro do Rio de Janeiro, para protestar contra as arbitrariedades do governo da época. Aquele foi considerado o maior ato público e pacífico da sociedade civil, naqueles anos ditos de chumbo. Ele não conseguiu frear a repressão, mas serviu para marcar a insatisfação com os rumos pelos quais o país estava sendo dirigido. Aquela passeata foi convocada de maneira extraoficial, pelo velho boca a boca, fora dos meios de comunicação da época, que eram intensivamente monitorados pelo governo

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Roleta russa



                        Como ainda estamos imersos no clima da Copa do Mundo na Rússia, não custa nada lembrar que ainda vivenciamos também rotineiramente no Brasil um clima de jogo de roleta russa. E, muitas vezes, não nos damos conta disso. À guisa de exemplo, em Pacajus, na Grande Fortaleza, enquanto os brasileiros estavam mesmerizados por uma partida entediante e pouco produtiva, na manhã do dia 22 último, quatro assaltantes invadiram um restaurante e levaram, inclusive, o televisor grande através do qual os presentes estavam assistindo à partida.

terça-feira, 26 de junho de 2018

Do jeito que a banda toca por aqui



                        O futebol apresentado pela Seleção Brasileira na partida disputada contra a Seleção Costarriquenha, na última sexta-feira, dia 22, válida pela Copa do Mundo na Rússia, não empolgou muito, apesar de os brasileiros terem brigado bravamente pela posse da bola e terem obtido algum resultado favorável, já nos últimos instantes de prorrogação. Eles ainda estão apresentando uma performance preocupante, que precisa ser corrigida logo, se quiserem ir mais longe na competição. Nunca se viu o Brasil jogar tão mal numa primeira fase de copa como agora. A equipe chegou à Rússia com muita moral e inspirando muita confiança, mas, em campo, não está entregando o que promete. Como se diz no Nordeste, a arma deles bateu o catolé, muitas vezes, em boas oportunidades. O time não está demonstrando ter know-how suficiente para atravessar times aparente e tecnicamente inferiores.

domingo, 24 de junho de 2018

Por que estamos aqui mesmo???



                         Apesar de todos os flagelos que vêm açoitando profundamente os brasileiros, que nos fazem sofrer e morrer, cotidianamente, e que o Jardim das Garrafas Digitais não se cansa de denunciar e expressar em seus tempo e espaço toda revolta e desejo de mudanças possíveis, jamais perdemos o foco principal, mas também não estamos alheios ao que está acontecendo urbi et orbi. Por isso, não ignoramos que há também mais uma Copa do Mundo em andamento, mas também nos reservamos o direito de vir esporadicamente reforçar o nosso papel na blogosfera.

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Sintonia geral



                         Apesar dos problemas que vimos enfrentando, nas vidas individuais e coletivas, é muito difícil não se envolver e não se deixar levar por esse clima de copa, principalmente para alguém que já gosta de futebol por natureza, de ver boas partidas de futebol com muitos dribles e gols, especialmente do seu time, mesmo que você não saiba jogar futebol. Assim, o brasileiro parece já ter se esquecido de que, há quase um mês, vivenciamos uma situação caótica e apocalíptica, quando os caminhoneiros cruzaram os braços, desencadeando um desabastecimento quase que completo de combustíveis e de outros insumos essenciais à sobrevivência, culminando também num efeito dominó, em toda a sociedade.

domingo, 17 de junho de 2018

Seu amor, seu valor



                     Você já se perguntou se a qualidade de seu trabalho é compatível com sua renda e com sua qualidade de vida?  Quanto vale mesmo o seu trabalho? Melhor dizendo, quanto vale a sua hora de trabalho? Ela tem sido devidamente respeitada e valorizada? Ou você tem pulverizado sua força de trabalho, seu talento, seu valor e suas horas trabalhadas fazendo bicos pelo mundo afora que rendem migalhas que não honram seus compromissos???

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Sociedade de castas



                        Quem pensa que, na civilização ocidental, não há divisão da sociedade em castas deve observar melhor e verá que, na prática, há, de fato, tal segregação. No Brasil, por exemplo, temos uma casta nobre de indivíduos que acumulam rendas, direitos e regalias, sendo sustentada com nossos impostos. Trata-se de um grupo de privilegiados que é bem remunerado para trabalhar pouco e contra a nação. Esses, sim, recebem salários absurdos e fora da realidade, aos quais um pré-candidato à presidência se referia, quando teria dito que os médicos eram assim renumerados. Ou seja, temos, de um lado, alguns faturando alto, inclusive do Estado, e, de outro, muitos com tão pouco ou com nada.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Debutantes 2




                           Continuando a conversa sobre os aspirantes à política, observe que os meios de comunicação nos apresentam essencialmente problemas, problemas, problemas e mais problemas que só se agravam, com o passar do tempo. Eventualmente, aparecem uns indivíduos que, aparentemente, se propõem a resolvê-los, mas quase ninguém toma alguma atitude no sentido de realmente resolver alguma coisa. E o Brasil segue entregue às baratas, sem um governo que realmente faça algo de concreto pelo bem estar da coletividade.

domingo, 10 de junho de 2018

Debutantes



                       Não nos propomos a falar sobre aquela moça que acaba de completar suas quinze primaveras e, além de ganhar um daqueles bailes de contos de fadas, dançando uma valsa com um cadete de uma escola militar, ainda quer ir farrear na Disneylândia, como se criança ainda fosse. Desta feita, nos propomos a conversar com e sobre aquele que está debutando na política partidária, seja ele um cidadão comum e intrigado com os problemas da sociedade que espera resolvê-los participando mais ativa e diretamente na política ou uma pessoa pública que deseja promover ainda mais a sua imagem.

sexta-feira, 1 de junho de 2018

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Pacto de mediocridade



                         No último dia 18, foi celebrado o Dia de Luta Antimanicomial. Notícias como a da foto acima, por exemplo, são indícios de que, a cada dia, a saúde mental está mais desvalorizada, e os portadores de doenças psiquiátricas, principalmente os que dependem do SUS, estão mais desassistidos. Essa luta antimanicomial é fruto de um movimento surgido na Europa, em fins da década de 1970, que visava mudar o paradigma de atenção em saúde mental, de um modelo centrado no hospital psiquiátrico, vulgarmente chamado de hospício ou manicômio, onde, outrora, pessoas eram jogadas, maltratadas e esquecidas, para um modelo de assistência comunitária mais aberto ao público e mais próximo das pessoas. O auge dessa reforma psiquiátrica veio com a promulgação da lei 10.216 de 2001, a lei Paulo Delgado, que reconhece o portador de transtornos mentais como um cidadão, lhe conferindo direitos, e regulamenta as internações psiquiátricas, visando a substituição gradual dos leitos de hospitais psiquiátricos por outras formas de acompanhamento, como a instalação de leitos psiquiátricos em hospitais gerais, por exemplo.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Freio de arrumação



                        Os caminhoneiros do Brasil, além de taxistas, motoristas de aplicativos, mototaxistas e motoboys de algumas cidades, tiveram a coragem e a ousadia de fazer algo que os demais brasileiros não têm demonstrado ultimamente: fazer frente, diante das arbitrariedades perpetradas pelo governo, cruzando os braços, deixando de transportar mercadorias e fechando algumas vias.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

O sonho acabou



             Embora pareçamos distantes, nós que fazemos o Jardim das Garrafas Digitais temos observado o que tem acontecido no Brasil, nos últimos meses. A prisão de um ex-presidente da República, seja quem for, não é algo de que devemos nos orgulhar. Pelo contrário, é algo profundamente lamentável e desonroso para nossa história. Apesar de tudo, ainda há quem, numa atitude muito pueril, solte fogos de artifício para comemorar a prisão de um ex-presidente acusado de corrupção, como se isso fosse resolver nossos problemas.

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Bobos da corte



                        Nós, brasileiros, não temos moral para julgar os ingleses por um costume deles que nos parece bastante frívolo à primeira vista, que é o costume de bajular demais a família real deles, ao ponto de estar sempre com a atenção voltada para ela, principalmente quando nasce um novo membro na família, ao ponto de se formarem bancas de apostas para fazer prognósticos sobre o nome do novo membro. Ou seja, muitos ingleses se comportam como se estivessem acompanhando um reality show diária e permanentemente.

sábado, 5 de maio de 2018

Por um lugar ao sol para todos



                        O feriado do Dia do Trabalhador e o mês de maio começaram com uma tragédia anunciada. Um prédio abandonado no centro de São Paulo, onde outrora funcionaram algumas repartições públicas federais e que, ultimamente, vinha servindo de abrigo para pessoas sem moradia, desabou logo após um incêndio. Pelo menos uma pessoa teria morrido. Prédios vizinhos também foram gravemente afetados e tiveram de ser evacuados. Episódios como esse servem para que o poder público e a sociedade fiquem com as barbas de molho, com relação a essa massa da população que não tem condições dignas de habitação. 

domingo, 1 de abril de 2018

Via Sacra da indiferença



                           O quadro A Flagelação de Cristo, do italiano Piero della Francesca, que viveu na cidade de Urbino, no século XV, está dividido em três planos. No primeiro plano, três homens conversam aparentemente indiferentes ao que acontece no segundo plano, onde Jesus Cristo está sendo flagelado, porém observado por um anjo. Em terceiro plano, há um homem sentado num trono, que representaria Pilatos. Note que a indumentária dos personagens não é compatível com a da época de Jesus. Uma das teorias elaboradas na tentativa de explicar o significado da imagem defende que ela representaria a indiferença de muitos em relação aos sofrimentos e às mortes de pessoas inocentes e batalhadoras, que se encontrariam aqui representadas por Cristo.

domingo, 25 de março de 2018

Filigranas



                    Por esses dias, enquanto a imprensa não fala em outras coisas que não sejam intervenção federal no Rio de Janeiro, cirurgia no pé direito de Neymar e assassinato da vereadora Marielle, do Rio de Janeiro (independentemente de questões ideológicas e político-partidárias, não deixa de ser um crime brutal e lamentável), por exemplo, vieram os órgãos de trânsito mais uma vez, na calada da noite e com a anuência de quem deveria legislar de verdade, e soltaram mais uma de suas filigranas para enfeitar com propósitos questionáveis a legislação de trânsito, que já está mais enfeitada que uma árvore de Natal.

sexta-feira, 23 de março de 2018

Hora do Planeta 2018



                    Outra vez, o blog Jardim das Garrafas Digitais está engajado nesta causa e convida você a participar conosco, neste sábado, dia 24 de março de 2018, às 08:30 da noite, onde quer que você esteja, apagando todas as luzes possíveis, durante 60 minutos. Saiba mais em https://www.wwf.org.br/participe/horadoplaneta/ ou em https://www.earthhour.org/.



quarta-feira, 21 de março de 2018

Terra Amotinada




                    Há alguns finais de semana, a força das águas do mar se fez sentir como nunca, nas orlas marítimas de lugares como Fortaleza, João Pessoa e partes do litoral do Rio Grande do Norte, por exemplo. Como se não bastasse, um tremor de terra foi sentido em Maceió e adjacências. Afinal de contas, o que está acontecendo??? Está acontecendo que, neste ano, as águas de março não estão caindo dos céus. Elas estão vindo de baixo mesmo e, como se diz em nosso meio, di cum força.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Epitáfio 2



                         Quando chega a uma casa ou a um apartamento algum morador novo, principalmente novo na idade, é só alegria. Quando uma pessoa mais velha, assim como eu ou você, sai de sua residência, principalmente para ir a um hospital, por exemplo, é só tristeza, porque não se sabe se volta.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Sonho Americano 2



                         Quem vive no Brasil e conhece bem a nossa realidade interna, há de concluir que não há pior lugar no mundo para se viver. Porque, mesmo em nações oficialmente em guerra e devastadas, não se admitem tantas coisas ruins como se veem acontecendo aqui, tais como tantas atrocidades e tanto desrespeito com a vida humana, por exemplo. Por essas e outras, explicam-se as crescentes descrença e descontentamento dos brasileiros com o Brasil, algo que ficou patente na passagem de uma das escolas de samba do Rio de Janeiro.

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Êxodo e Ressaca



Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. 
Apocalipse 22, 14-15

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

A Bênção



                 Enfim, você chegou, tão pequenininho, tão frágil, tão indefeso, e com tanta fome e com tanto frio, se sentindo sozinho, rejeitado, abandonado e expulso do paraíso, como o foram Adão e Eva, chorando muito, que é só o que sabe fazer neste momento, como se dissesse: 

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Como nossos pais



                 O Brasil parece um caso perdido. É este o tipo de mundo que estamos oferecendo aos nossos filhos, cada vez pior, mas sempre renovando as esperanças de que nossos filhos venham para transformá-lo para melhor. Esperanças essas que tem se mostrado cada vez mais vãs, à medida que o tempo passa.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

O Expresso da Morte




Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. Jesus lhes respondeu: "Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo". 
Lucas 13, 1-5