A TV Record está lançando uma novela chamada "Balaco Baco". Não tive a oportunidade de ver os dois capítulos transmitidos até agora, mas, pelas chamadas da novela exibidas ao longo da programação da emissora, pude perceber que se trata de uma trama que valoriza o velho "jeitinho brasileiro", porque a maioria dos personagens principais são modelos fidedignos da malandragem brasileira, seres que vivem de trapaças, respaldados pela "Lei de Gérson".
Se assim for, é o tipo de programa que não gostaria que meus filhos vissem, porque quero que meu Brasil mude um dia. Não gostaria que as crianças achassem natural indivíduos de personalidades antissociais se dando bem na vida, às custas de mentiras e de roubos. Os telespectadores geralmente riem de situações como essas porque eles não estão nas peles das vítimas daqueles golpes e porque os vigaristas são personagens caricatos. Quanto mais eles tentam ser malvados, mais engraçados eles ficam. Daí que ninguém os leva à sério. Fica parecendo coisa de desenho animado. Entendo que a emissora não teve a intenção de fazer apologia às contravenções, mas apenas de retratar de maneira bem humorada o "jeitinho brasileiro" de alguns brasileiros levarem a vida, sem generalizações. Afinal, aqui poucas coisas são mesmo levadas à sério. Por que levar a vida tão à sério??? Por que não transformamos o Brasil em um grande circo escola de vez??? Por que não substituir o choro, a dor, a fome, a raiva e a tragédia pelo riso??? Depois conversamos mais sobre isso.
Uma coisa que acho interessante, nessas campanhas eleitorais em Fortaleza, é que os candidatos ao cargo de prefeito apoiados pela prefeitura e pelo Estado pautam suas campanhas se regozijando das façanhas de seus padrinhos políticos, como se fossem suas próprias façanhas, como se fossem méritos seus. De realizações próprias, eles pouco apresentam.
Bom, se eles estão dispostos a viver às sombras das famas de seus padrinhos, então também vão ter de arcar com as consequências das mazelas destes. Trocando em miúdos, se você quer ser beijado e abraçado, como se fosse seu ídolo, vai ter de se preparar para levar umas bordoadas também, como se fosse ele. No último debate entre os candidatos à prefeito de Fortaleza, realizado na noite dessa terça-feira, dia 02, pela TV Jangadeiro, afiliada da Rede Bandeirantes, foi nesse clima que os candidatos com padrinhos teoricamente fortes levaram algumas cutucadas mais contundentes de alguns de seus adversários, por conta dos pontos negativos das gestões municipal e estadual.
Em alguns debates anteriores, veio à tona um fato até então não comentado: um dos candidatos à vice-prefeito, até pouco tempo atrás, escrevia em seu blog postagens que falavam do cotidiano permeadas por críticas sociais e, inclusive, com críticas dirigidas às mazelas do poder público, assim como faço aqui neste blog. Hoje, aquele blogueiro tornou-se candidato à vice-prefeito por um grupo político que ele costumava criticar. Conheci pessoalmente o cidadão em questão e também fiquei perplexo com sua situação atual. Ele, que jamais havia sido candidato a um cargo político, ao longo de suas experientes décadas de vida, eis que, de repente, surge como potencial vice-prefeito, por um partido ao qual costumava se opor, numa campanha na qual passa mais tempo incógnito, nos bastidores. Tenho cá minhas dúvidas. Muitos acreditam que ele poderá, em sua posição, conseguir melhoras para a assistência em saúde mental no município. Se ele guarda consigo, de fato, tais intenções, só o tempo dirá.

Cá entre nós, você acha que haveria clima para você "fazer amor" com alguém nessas condições, um "amor" comprado, burocratizado e monitorado assim??? Qual o sentido disso tudo???

************
Nenhum comentário:
Postar um comentário