Lição moral bastante atual

Lição moral bastante atual

Mensagem Dele Para 2025 A.D. Em Diante

Só vai na fé mesmo

Faça a diferença.

Missão

Nossa missão: Dar vazão às mentes e às vozes que querem questionar e repensar o Brasil de uma maneira distinta, objetiva e imparcial.
O Profeta diz a todos: "eu vos trago a verdade", enquanto o poeta, mais humildemente, se limita a dizer a cada um: "eu te trago a minha verdade."

Mario Quintana

Previna-se

#vaidarcerto

#vaidarcerto
Já está dando certo.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.
Eu também não me esquecerei de você, haja o que houver.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.
Por isso, continuemos nos cuidando.

Doctoralia - Publicidade médica

Tony Harrison Oliveira Nascimento - Doctoralia.com.br

Onde estamos?

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Translate us (traduza-nos)

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Estrela de Belém

 


          No último dia 21, segunda-feira passada próxima, aconteceu um fenômeno astronômico raro, registrado pela última vez, há quase 800 anos, na Idade Média: o alinhamento pela maior aproximação possível entre os planetas Júpiter e Saturno. Para quem olhasse para o céu à olho nu, as imagens dos dois planetas sobrepostas dariam a ilusão de ser uma só estrela, destacando-se das demais estrelas pelo tamanho e pela intensidade do brilho. Reza a lenda que aquela seria a estrela que os Santos Reis Magos do Oriente viram no céu e que os guiou ao encontro do Menino Jesus, em Belém da Judeia. 

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Espírito Natalino 2

 


                          Neste final de ano, talvez coubessem uma investigação e uma intervenção por parte das autoridades competentes, a fim de saber se alguns personagens que estavam sumidos das redes sociais, como a Boneca Momo e a Baleia Azul, por exemplo, estão de volta. Assim, talvez pudéssemos entender os comportamentos estranhos de muitas pessoas, nesta época, comportamentos que, por vezes, se mostram autodestrutivos, sejam eles voluntários ou involuntários, como se o Halloween e a Black Friday tivessem se confundido com o Natal e com o Ano Novo. Muitos dos pré-adolescentes e de adolescentes que tiveram aulas remotas, ao longo dos meses, por exemplo, estão entrando em férias escolares e estão ociosos, em seus lares, desejando estar num hotel, numa pousada ou numa colônia de férias, seja numa praia, numa serra ou num sertão, passando tempo demais com computadores ou outros dispositivos eletrônicos, dedicando tempo demais à navegação em redes sociais, até chegarem a desenvolver brincadeiras inusitadas e de risco. 

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Dores do Parto

 


            Novembro de 2020 foi um mês atípico, sendo mais sobrecarregado negativamente, como um céu coberto de nuvens cinzentas, mais que o habitual, principalmente para aqueles cujos caminhos se cruzaram com os do vírus. Uns se comportaram como os feixes de luz que, sendo independentes, se intercruzam invictos. Outros saíram bastante combalidos desses encontros. E houve quem, simplesmente, não seguiu adiante. Agora que o tempo nos permite e estamos diante de circunstâncias mais propícias e amenas, permita que lhe contemos uma dessas histórias.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

(Re) Conhecimento 2

 


                          Reza a lenda que uns estudantes de uma turma de um curso de medicina foram incumbidos pela professora da disciplina de psicopatologia, uma ciência auxiliar da psiquiatria, de entrarem no hospital psiquiátrico da cidade, escolherem um paciente internado qualquer, conversarem com ele e colherem com eles as suas histórias clínico-psiquiátricas completas. Alguns alunos coincidiram de escolher um mesmo paciente com história de um surto psicótico supostamente desencadeado por problemas com o alcoolismo que o teria deixado agitado, agressivo e delirante, acreditando ter sido traído por sua esposa. Cada vez que um aluno ia conversar, ele dizia o tempo todo que "Deus tá me dizendo que o senhor é quem vai me tirar daqui hoje", quiçá como se o aluno fosse

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Saliva e Pólvora

 


            Como você vê, depois de muito disse-me-disse, nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, a vitória do candidato da oposição democrata Joe Biden ainda é bastante contestada, devido à inúmeras peculiaridades do processo eleitoral americano, em comparação com o brasileiro, que o tornam menos ágil e, aparentemente, mais suscetível à fraudes, a depender da índole dos envolvidos. Até o momento, não partiram oficialmente do governo brasileiro cumprimentos ao candidato americano eleito. Talvez isso se deva à aparente relação amistosa entre os atuais chefes das duas nações. Coincidentemente ou não, logo

sábado, 5 de dezembro de 2020

Opções

 



                     O resultado das eleições municipais em Fortaleza não poderia ser diferente. Estava mais previsível que uma corrida de Fórmula 1. Além de a política, nestas plagas, ser um jogo de cartas marcadas, a cidade estava bastante dividida. Domingo passado parecia dia de clássico-rei, entre os dois maiores times de futebol da terra. Surpreendente mesmo foi o resultado das eleições em Caucaia, na Grande Fortaleza, onde o candidato de oposição sagrou-se vencedor, apesar de as facções criminosas atuarem no município, intimidando as pessoas, principalmente quem se predispusesse a votar nele, tentando acintosa e desesperadamente influenciar nos resultados das urnas.

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Vida e Morte que Surpreendem

 


                         Na última segunda-feira, como você já sabe, foi celebrado o Dia de Finados. E a morte mais comentada do Brasil, nos últimos dias, foi a do ator Tom Veiga, o alter ego do papagaio Louro José, companheiro de Ana Maria Braga, no programa Mais Você, da TV Globo. Não obstante a notícia dessa morte pareça ter suplantado as centenas de milhares de mortes por COVID-19 que seguem se distribuindo Brasil afora, não deixa de ser uma informação relevante e uma perda lamentável, principalmente para seus familiares e para quem convivia com ele mais de perto, mesmo para quem não gostava daquele programa de TV, até por ter sido uma morte trágica e fortuita, para um homem relativamente jovem. Fazemos votos para que Deus o acolha em Sua infinita misericórdia.

domingo, 1 de novembro de 2020

Dias e Noites de Bruxas e Lobos

 


                     Aqui procuramos estimular reflexões que induzam mudanças positivas na consciência e na atitude das pessoas. Certa vez, dissemos que seria impossível que ao menos 1% da humanidade não houvesse melhorado pelo menos 1%, durante esta Pandemia. Talvez tenhamos sido otimistas demais, porque 1% da humanidade equivale a cerca de 70 milhões de pessoas, cerca de 1/3 da população brasileira.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Revoltas da Vacina

 


                         No final do século XVIII, o médico inglês Edward Jenner conduziu experiências, injetando em algumas pessoas material colhido de pústulas, que são coleções de pus na pele, de algumas vacas, após observar que as pessoas que trabalham mais diretamente com aqueles animais não contraíam varíola, uma das doenças infectocontagiosas de maiores incidências à época. Ele constatou que, dentre as pessoas que participaram de seus experimentos, aquelas que contraíram a varíola desenvolveram formas brandas da doença e se recuperaram logo. Estava criada a primeira vacina, cujo termo guarda correlação com a palavra vaca, em latim.

terça-feira, 27 de outubro de 2020

A Notícia


                     Em Jericoacoara, litoral cearense, no último feriadão, uma policial civil à paisana e de folga teria se envolvido numa confusão, na pousada em que ela se encontrava hospedada. Ela teria se sentido ofendida, quando não foi autorizada a usar a piscina fora do horário permitido, na companhia de pessoas que não estariam hospedadas lá, e uma funcionária do estabelecimento teria lhe pedido que colocasse uma máscara. A partir de então, a policial saiu andando pelo recinto, ostentando seu celular e falando alto, enquanto a funcionária seguia atrás dela, gravando em vídeo com seu celular, até que as duas começaram a se engalfinhar fisicamente.  

domingo, 25 de outubro de 2020

A Toca

 


                     De onde vem o ser humano? Para onde ele vai? Já reparou que o ser humano sempre vem de uma toca e vai parar em outra, inevitavelmente, um dia? Reparou também que, tanto para entrar no mundo como para sair dele, o ser humano sempre precisa da ajuda de alguém? Explicando: para sair daquela toca onde é gerado, como uma borboleta em seu casulo, o ser humano

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Era uma vez, no futuro

 


                     Já se passou mais de uma semana, e ainda não falamos sobre o Dia das Crianças, coincidente com o Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil. Digamos que, antes do futuro do Brasil, preocupa-nos o futuro de nossos filhos, sobre o qual não temos controle, a partir de determinado ponto de suas vidas, e isso nos angustia muito, devido à infiltração do mal em suas vidas, quando a malícia vai ocupando o lugar da inocência, à medida que vão crescendo, principalmente nos contextos em que as pessoas vivem sob as nefastas influências de facções criminosas.

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Abatedouro Moral



           No começo de uma aula on line de uma faculdade de medicina, no Ceará, para exortar os alunos a iniciar os trabalhos, ingenuamente, o professor fez uma colocação infeliz. De modo jocoso, ele quis estabelecer um comparativo entre o fato de o estudante de medicina se defrontar com muito conteúdo a ser assimilado e o fato de alguém sofrer um tipo de violência. Seu comentário quase passou despercebido, mas aquilo acabou registrado e propagado por alguém nas redes sociais e na mídia, certamente alguém que não gostava dele e se aproveitou de uma falha dele para lhe destruir a reputação.

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Vida que Segue

 


                         Como você pode ver, setembro já acabou. Um terço de outubro já foi, praticamente. A festa de Halloween só deve acontecer no final do mês, mas ainda sem garantias de que poder-se-ão constituir aglomerações, até lá. De todo modo e apesar das últimas noites de lua cheia, ainda está um pouco cedo para que você pense em soltar o bruxo ou bruxa que guarda em si.

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Respeito à Vida



                         Semana passada, o presidente Bolsonaro sancionou lei que enrijece as punições para maus tratos aos animais domésticos. Interessante é que a assinatura da lei se deu em solenidade que contou com a presença de alguns cães e gatos, e o presidente contou aos presentes que chegou a ser inquirido por sua esposa, a primeira-dama, sobre a assinatura dessa lei, ao que ele respondeu que, se ele costuma dizer "sim" a tudo que seu ministro da Economia pede, com ela, não seria diferente.

domingo, 4 de outubro de 2020

Parlamento, Racionamento, Racionalidade e Fraternidade

 


                         A Itália realizou um referendo que aprovou a redução do número de parlamentares (deputados federais e senadores), de 945 para 600, a partir da próxima legislatura. Quando veremos algo assim, no Brasil, o bom senso prevalecendo sobre o interesse na manutenção de privilégios? Aqui, com mais de 200 milhões de habitantes, temos um total de 594 parlamentares (513 deputados federais e 81 senadores), enquanto a Itália tem um parlamento proporcionalmente grande para sua população de aproximadamente 60 milhões de habitantes, mas temos também o segundo parlamento mais caro do mundo, depois do americano, e não nos sentimos ainda bem representados. 

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Quem T Viu, Quem TV

 


                         As transmissões de televisão no Brasil completaram setenta anos, no último dia 18, e as de rádio no Brasil, noventa e oito anos, no último dia 7. Ambas tiveram importância imensurável para aproximar as pessoas e mantê-las informadas, vindo a se somar com a Internet e ser beneficiadas com a dinamicidade desta, na Pandemia. Aqui destacamos o papel da televisão, devido à sua idade fechada em número redondo. Com o amadurecimento, ela evoluiu da transmissão analógica para a digital e pode agora ser vista com outros olhos, por prismas distintos.

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

O Mundo Não Pára



                          A Pandemia não parou o mundo completamente. Ela congelou parcialmente muitas vidas, forçando uma hibernação em massa, quase uma nova era glacial. Foi algo inicialmente bom para aqueles casais enamorados que ficaram presos juntos em seus ninhos, mas muitos relacionamentos foram postos à prova. Com a chegada da primavera ao hemisfério sul, os passarinhos saem dos ninhos a cantar, a vida volta a se aquecer e a se movimentar, aquecendo até demais, por sinal, queimando florestas e enchendo o ar de fumaça. De todo modo, espera-se que a vida ressurja das cinzas, outra vez.

domingo, 27 de setembro de 2020

Troféus da vida

 


                  Há quase meio século, a TV Verdes Mares, emissora da Rede Globo de Televisão, em Fortaleza, promove o concurso Troféu Sereia de Ouro, em alusão ao símbolo da emissora, que é uma sereia. O prêmio contempla personalidades cearenses de destaque em distintas áreas de atuação: política, direito, saúde, educação, cultura, entre outros. Todos os anos, mais ou menos nesta época, começo de primavera no hemisfério sul, a emissora promove uma solenidade de entrega das premiações para os quatro escolhidos, ao nível das cerimônias do Oscar do cinema. Neste ano, devido à Pandemia, não haverá a tradicional cerimônia. Em vez disso, uma campanha virtual selecionou cinquenta pessoas, algumas pouco conhecidas, em alusão às cinquenta edições do prêmio, que se destacam na sociedade local, por diversos motivos.

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Tela Quente, ou melhor, Terra Quente

 


                         Há incêndios florestais extensos, em várias partes do mundo, principalmente no Brasil, mais precisamente na Amazônia, no Pantanal e no Nordeste. Tantas queimadas assim, ao mesmo tempo, e durante uma Pandemia, seria intencional e criminosa ou apenas mera coincidência?

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Matematicamente falando

 


                         Semana passada, após viagem ao sertão paraibano, onde inaugurou uma usina de geração de energia solar, tendo passado por algumas cidades cearenses, como Missão Velha, por exemplo, onde cumprimentou pessoas, lanchou e jogou sinuca, consequentemente, formando aglomerações, o presidente Jair Bolsonaro, em discurso transmitido em redes sociais, mostrou-se sensível ao apelo de moradores daquela cidade por agências bancárias, pois as últimas foram destruídas por bandos armados. O que mais chamou a atenção naquele pronunciamento foi quando o presidente da

domingo, 20 de setembro de 2020

Sentimentos

 


                     Reza a lenda que, em algum lugar do Oriente, quando uma mulher perdeu seu bebê recém-nascido, desesperada, ela procurou o monge mais sábio da vila, na esperança de que ele tivesse um remédio para curar da morte aquela criança. Ele disse que ela precisaria trazer a ele um grão de mostarda nascido numa casa onde ninguém houvesse morrido. Então ela saiu batendo de porta em porta, em todas as casas da vila. Ela não encontrou a casa que se enquadrasse no perfil descrito pelo monge, mas não se deu por vencida. Voltou ao monge e disse haver compreendido que o sofrimento não lhe permitia enxergar que ela não estava sozinha, pois ela não era a única pessoa a sofrer nas mãos da morte.

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Nova Velha Guerra

 


                 Talvez você não se lembre de que, há cerca de trinta anos, começava uma guerra muito importante para a história da humanidade, algo que é perfeitamente compreensível, porque estamos atravessando uma guerra mais importante ainda. Em agosto de 1990, no Oriente Médio, quando tropas do Iraque, então governado por Saddam Hussein, invadiram o Kwait, país vizinho, usurpando-lhe as reservas de petróleo, os Estados Unidos e a Grâ-Bretanha, com aval das Nações Unidas, resolveram intervir e enviaram suas tropas, para expulsar os invasores. Estava começando a Guerra do Golfo Pérsico, um conflito

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Combinação

 


                  Na Copa do Mundo de Futebol de 1958, o então técnico da Seleção Brasileira, Vicente Feola, estava muito otimista, com relação a uma possível vitória contra a Seleção da extinta União Soviética, que seria a favorita ao título e um dos nossos primeiros adversários, naquele certame. Ele explicou aos jogadores, que não estavam muito animados, o esquema tático que pretendia adotar, para conseguir tal façanha, quando Mané Garrincha, um dos craques daquele mundial, perguntou:

domingo, 13 de setembro de 2020

A Volta De Quem Não Foi

 


                     Nesse feriadão de independência, muitos daqueles que pensam que a Pandemia já foi completamente superada resolveram dar seus gritos de independência. Não se falou em outra coisa, na imprensa cearense, que não fossem as aglomerações nas praias, principalmente em Jericoacoara, o que despertou temor de que as infecções por Coronavírus voltassem a aumentar, como teria acontecido em parte da Europa, após a liberação de parte das atividades econômicas, do retorno da circulação de pessoas e de formação de aglomerações. O Ceará teria chegado a registrar novo aumento nas mortes por COVID-19, ao longo da semana.

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Os Clones

 


                      Em fins de 2001, coincidentemente logo após os atentados de 11 de setembro daquele ano, nos Estados Unidos, a TV Globo exibiu a novela O Clone, com um enredo que misturava ficção científica com elementos culturais do mundo árabe, e os principais personagens transitavam entre o Rio de Janeiro e o interior de Marrocos. Na trama, um médico especialista em reprodução humana fez uma experiência que ainda é considerada muito ousada, além de ilegal, em nossos dias: criar um ser humano em laboratório que é um clone gerado a partir de células retiradas de uma pessoa falecida. 

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

O Caminho



                     O ser humano vive a vida como se percorresse um caminho onde não dá para enxergar muito do que está adiante e não há outra coisa a fazer, a não ser caminhar, às vezes podendo até correr. Não se sabe ao certo onde ele vai dar. Acredita-se, pelo menos, que Deus esteja à sua espera, no final, e se tem a certeza de que não é possível parar, tampouco retroceder, mas apenas caminhar continuamente, de um modo ou de outro, até que a estrada se acabe, de repente. 

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Injeção letal

 


                    Soube do caso daquela menina de dez anos de idade que engravidou, no interior do Espírito Santo, após ter sofrido sucessivos abusos por parte de um parente, ao longo de quatro anos? Soube também que, há algumas semanas, ela foi transferida para um hospital em Recife, onde foi realizado o procedimento de indução do abortamento? É indubitável e profundamente lamentável o que aconteceu com a menina. São compreensíveis os sentimentos dela e sua concordância em abortar o concepto, na esperança enganosa de se ver livre de um problema impactante em sua vida, simplesmente extirpando de dentro de si uma outra vida, como se fosse um parasita, devido à sua imaturidade em lidar com esse tipo de situação. Ela não merecia ser vítima de zombaria, como se fosse culpada pelo que houve, muito menos ter sua identidade exposta.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

(Des) Serviço à sociedade

 


                    Você viu que a nossa suprema corte praticamente proibiu as polícias do Rio de Janeiro de exercerem adequadamente suas funções, impondo restrições à atividade policial que praticamente inviabilizam as incursões policiais para repressão da criminalidade em comunidades carentes da ausência do poder público. Mais uma vez, nossa Justiça age de modo escuso, favorecendo interesses obscuros, sob o

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Autoridade com Imaturidade



              Você viu que o presidente, bem como boa parte dos que o cercam, acabou atingido também pelo vírus, talvez porque teria se exposto e se descuidado demais em público, menosprezando e contrariando as medidas de segurança sanitária sugeridas e implementadas por seus subordinados e pelos governadores, respectivamente. Ele deveria ter sido o primeiro a dar o bom exemplo, mandando

domingo, 19 de julho de 2020

De Braços Bem Abertos



               No Ceará, a retomada das celebrações presenciais em templos religiosos foi oficialmente liberada, desde o dia 20 de junho passado próximo, desde que observadas algumas condições como, por exemplo, uma considerável limitação da quantidade de pessoas presentes no recinto. A Igreja Católica no Ceará, entretanto, por uma questão de bom senso, preferiu aguardar um momento mais propício para reabrir os templos para as missas com segurança, o que deve acontecer entre o final de julho e o começo de agosto.

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Torre de Babel



"O que é a verdade?" 

Pergunta de Pôncio Pilatos dirigida à Jesus Cristo, em seu julgamento, sem encontrar resposta, segundo João 18,38.

              No Brasil, vemos uma disputa de interesses políticos se acentuar com a Pandemia. Vemos uma crise institucional sem precedentes na história, algo escandalizante que ficou mais evidenciado, quando veio à público o conteúdo daquela reunião ministerial, por sinal, uma reunião com bastante conteúdo informal de uma equipe de governo mal acertada e mal articulada. Na queda de braço entre os poderes, que deveriam estar mais unidos que nunca, no enfrentamento à Pandemia,

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Medo do Porvir 2



“Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30 Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. 31 Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.”.

Mateus 10, 29– 31

terça-feira, 30 de junho de 2020

Pragas



              Vemos uma nuvem de gafanhotos cruzando fronteiras. Vemos também uma nuvem de poeira se levantando do deserto e viajando entre continentes. Vemos ainda uma pandemia de uma infecção viral sem precedentes devastando física, econômica e emocionalmente o mundo e as pessoas.

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Bom dia 3 ou Dia Hospitaleiro



          Bom dia,

          Estamos aqui, mais uma vez, para tentar lembrar a você de que, apesar de os indicadores de contaminação e de mortes por Coronavírus, em muitas das principais cidades, estarem diminuindo, de Fortaleza estar avançando na reabertura gradual da economia, mesmo com o seu hospital de campanha ainda ativo, ao contrário do congênere de Manaus, por exemplo, a Pandemia ainda NÃO acabou. Antes de voltar a fazer as mesmas asneiras que fazia antes deste período, deve (re)pensar ainda três vezes.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Medo do Porvir



          A Pandemia fez muitos refletirem sobre como aproveitar melhor o tempo, principalmente quem fez aniversário nestes meses de isolamento e está atingindo faixas etárias meio avançadas. O confinamento não foi de todo inútil. Muitos conseguiram aproveitar o tempo em casa para

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Bom dia 2



          Vamos refletir mais um pouco sobre a importância de ter e desejar um bom dia a alguém, algo que muitos só fazem na época das festas de final de ano, embora haja quem acorde mandando mensagens como a supracitada, nos aplicativos de mensagens, todos os dias. Desde já, procuramos conscientizar você, para que aprenda a viver cada vez melhor, dentro de suas possibilidades. 

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Bom dia ou Dia Pacífico



          Bom dia, 

          Espera-se que hoje seja realmente um bom e abençoado dia para você. Que o dia possa fluir mais rápido, mais proveitoso e mais fácil para todos. Que você possa fazer sua parte para esses desejos se concretizarem, procurando não criar problemas maiores para si ou para ou outros, por exemplo. 

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Escritório Doméstico



          Uma das coisas mais interessantes e aproveitáveis que já aconteceram, nesta Pandemia, é que ela incentivou a criatividade de muitos, principalmente daqueles que puderam ou tiveram que trabalhar sem sair de casa. Mais do que noutros momentos, intensificou-se o uso dos recursos de multimídia, na internet e nas redes sociais. Reuniões virtuais entre membros de grupos de trabalho, influenciadores digitais transmitindo vídeos em tempo real, médicos e outros profissionais de saúde realizando consultas por videoconferências remotas, transmissões de programas de rádio e de televisão e de apresentações artísticas direto das casas dos apresentadores e dos artistas, respectivamente, entre outros.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

ALERTA



          ATENÇÃO, você de Fortaleza e adjacências. Apesar de a procura pelas emergências hospitalares, os casos e as mortes por COVID-19 terem diminuído, de parte do comércio estar prestes a reabrir e antes que você volte a sair de casa, para se soltar nas ruas, como se fosse Carnaval, tomar as mesmas atitudes e ocupar os mesmos espaços de antes, em busca de aglomerações, fique sabendo que a Pandemia ainda NÃO acabou. O perigo ainda nos ronda. Ainda NÃO é o melhor momento para que todos saiam de suas casas, principalmente aqueles que ainda não aprenderam a viver direito e querem voltar a fazer muitas das coisas erradas que faziam antes. 

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Elite de bênçãos



          Mais uma vez, abrimos espaço para o Dr. Tony Harrison, médico psiquiatra, colaborador deste blog e aniversariante de hoje, juntamente com o LP Sargent Peppers Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, sempre desejando muita saúde e alegria viver a todos. Abrimos a postagem com Nowhere Man, também dos Beatles, em homenagem à ele e aos demais aniversariantes destes dias, como, por exemplo, Ceará Sporting Club, seu time de coração, Chico Branco, seu avô materno, João Gabriel, seu afilhado, e Mathias, seu sobrinho. A mensagem a seguir foi inicialmente dirigida aos seus colegas de profissão, por um aplicativo de mensagens, há algumas semanas.

sábado, 2 de maio de 2020

Um Apelo Às Forças Internas E Das Palavras



          No meio do caos gerado por esta pandemia, quando TODOS praticamente estão com suas vidas parcial ou totalmente paralisadas, o psiquiatra Tony Harrison, por meio da carta a seguir, que foi divulgada nas redes sociais, em versão simplificada, procurou chamar a atenção para outra situação dramática que já assola a humanidade, constante e insidiosamente, há mais tempo, mas que parece estar ofuscada, embora mais acentuada, considerando que as pessoas estejam sofrendo mais, embora silenciadas e reclusas: 
"Prezados e prezadas, saudações, 
Meu nome é Tony Harrison, sou médico psiquiatra, moro e trabalho em Fortaleza (CE) e adjacências, onde presto suporte, em regime de sobreaviso, aos hospitais de uma operadora de planos de saúde. Não estou aqui para

terça-feira, 28 de abril de 2020

Autoridade 2



          Depois de muitos óbices, chegam a Fortaleza, enfim, materiais para o enfrentamento da pandemia como, por exemplo, equipamentos de proteção individual, os EPIs, e kits para testes rápidos. Antes de qualquer coisa, é importante reflitir sobre a utilidade prática da informação a ser obtida com os testes rápidos ampliadas, embora países como a Coreia do Sul, por exemplo, tenham obtido maior controle sobre a pandemia, ao aplicarem testes em massa e obtido uma ideia maior sobre a expansão dela, naquele país.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Autoridade



          O mundo continua sendo devastado aos poucos pela disseminação do vírus. No Brasil, as autoridades se desestruturam e o governo se esfacela, na disputa por poderes e holofotes. Somem-se a isso as constantes quedas de braço entre os três poderes, que desafiam a independência um do outro, principalmente agora, quando cada um quer falar mais alto que o outro. Ninguém se entende. Ninguém sabe quem está com a razão. Ninguém sabe ao certo quem deve seguir. Não há uma voz de comando ÚNICA, na linha de frente do enfrentamento da pandemia. Como sairemos dessa???

terça-feira, 14 de abril de 2020

Páscoa da Humanidade



          Enfim, chegou a Páscoa, mas "apenas" a Páscoa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, conforme o tradicional calendário cristão, o que já é um alento, pois, se Ele conseguiu sair de onde se encontrava e de onde pensaram que Ele jamais sairia, nós também podemos, de um jeito ou de outro, com as devidas proporções. Entretanto, a nossa quaresma continua. A libertação total da humanidade deste estado de distanciamento e de reclusão forçados ainda não se findou. Precisaremos deixá-lo aos poucos, colocando um pé de cada vez, ou melhor, um dedo do pé de cada vez para fora de nossos casulos, porque o vírus não deve desaparecer espontaneamente, de uma hora para outra, antes de perder sua força, e não poderemos passar o restante de nossas vidas nos escondendo dele.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Baile de Máscaras



          O Carnaval já passou, a Páscoa se avizinha, mas a tendência é que se vejam cada vez mais pessoas mascaradas nas ruas, para o bem ou para o mal. especialmente depois que as autoridades sanitárias brasileiras estenderam ao público em geral a recomendação de usar máscaras, para se proteger ou proteger outrem da infecção, enquanto ela já é obrigatória, para quem precisar sair de casa, em alguns países. Antes, a recomendação era apenas para pessoas com sintomas gripais, para profissionais de saúde e para quem quer que tenha qualquer contato físico com acometidos por COVID-19. 

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Com as devidas proporções



          Muitas pessoas acreditam que, no Brasil, seremos obrigados a passar ainda por tudo que Itália e Espanha estão passando com esta pandemia, do mesmo jeito ou pior, simplesmente por ser o Brasil um país mais pobre e com um sistema de saúde pior estruturado. No entanto, nosso povo é diferente dos italianos e dos espanhóis, embora sejamos derivados deles também, em parte. Aqui, a maioria da população é relativa e predominantemente jovem, vivendo num clima predominantemente tropical, fazendo muito calor, quase o ano inteiro, o que protege contra infecções respiratórias, até certo ponto, mas nossa maior vantagem

terça-feira, 31 de março de 2020

Crepúsculo ou Nova Temporada



          Não é a primeira vez, e talvez não seja a última, que a humanidade fica em apreensão com esse tipo de situação, que já teria sido prevista pela Bíblia e que pode vir a preceder de imediato o retorno de Nosso Senhor Jesus Cristo ao mundo. Por isso, sempre que acontece algo assim, a humanidade se questiona: "E agora? Chegou a nossa hora?". Talvez não. Talvez este seja apenas o prenúncio de uma nova ordem mundial que deve surgir, diferente daquela que nasceu em 11 de setembro de 2001. Nesta nova

segunda-feira, 30 de março de 2020

Panaceia



          Devemos nos preocupar com a infecção pelo Coronavírus e a doença COVID-19? Sim, devemos nos precaver contra esses sinistros, dentro de nossas possibilidades, mas sem desespero e sem dar a causa por perdida. Foram realizados alguns ensaios terapêuticos com drogas antimicrobianas já consagradas nos tratamentos de outras doenças infectocontagiosas, como a combinação de Hidroxicloroquina, um antimalárico, com Azitromicina, um antibiótico, cujos resultados já se tem mostrado promissores. Embora a eficácia desta combinação ainda não se tenha mostrado efetiva, em todos os casos, ela já representa,

domingo, 29 de março de 2020

Combustíveis do Egoísmo



Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: "O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: 'O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!' Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas.

sábado, 28 de março de 2020

Pandemia Pandemônio



Canção do Exílio

Minha terra tem palmeiras
Onde canta o Sabiá,
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;