Lição moral bastante atual

Lição moral bastante atual

Mensagem Dele Para 2024 Em Diante

Faça a diferença.

Missão

Nossa missão: Dar vazão às mentes e às vozes que querem questionar e repensar o Brasil de uma maneira distinta, objetiva e imparcial.
O Profeta diz a todos: "eu vos trago a verdade", enquanto o poeta, mais humildemente, se limita a dizer a cada um: "eu te trago a minha verdade."

Mario Quintana

Previna-se

#vaidarcerto

#vaidarcerto
Já está dando certo.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.
Eu também não me esquecerei de você, haja o que houver.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.
Por isso, continuemos nos cuidando.

Doctoralia - Publicidade médica

Tony Harrison Oliveira Nascimento - Doctoralia.com.br

Onde estamos?

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Translate us (traduza-nos)

Pesquisar neste blog

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Matematicamente falando

 


                         Semana passada, após viagem ao sertão paraibano, onde inaugurou uma usina de geração de energia solar, tendo passado por algumas cidades cearenses, como Missão Velha, por exemplo, onde cumprimentou pessoas, lanchou e jogou sinuca, consequentemente, formando aglomerações, o presidente Jair Bolsonaro, em discurso transmitido em redes sociais, mostrou-se sensível ao apelo de moradores daquela cidade por agências bancárias, pois as últimas foram destruídas por bandos armados. O que mais chamou a atenção naquele pronunciamento foi quando o presidente da Caixa Econômica Federal, que estava ao lado do presidente da República, declarou que "nós teremos, ma-te-ma-ti-ca-men-te, um posto da Caixa Econômica Federal", se referindo a Missão Velha. Quando perguntado se já havia alguma agência da Caixa na região, ele respondeu: "lá tem um ponto social, e a gente vai abrir um ponto lá, uma agência pequena, mas a gente vai abrir, sim, matematicamente". Isso deve ter levado quem assistiu ao pronunciamento e prestou atenção naquele detalhe a refletir sobre o que teria levado o interlocutor a empregar enfática e repetidamente a expressão "matematicamente".


                         O autor do discurso, sendo presidente de uma instituição bancária, tem formação na área de ciências exatas, mais precisamente em economia, e versatilidade na arte de operar com a matemática, o que deve influir em seu estilo de falar e de agir. Talvez ele quisesse dizer que, estatisticamente falando, Missão Velha tem chances praticamente absolutas de obter uma agência do banco, à curto prazo. Talvez, no seu íntimo, ele já tenha a certeza de que isso vai mesmo acontecer, pois tem a convicção de que empreenderá esforços, dentro de suas possibilidades, para que o desejo daquele povo se concretize, quiçá fazendo ele próprio os cálculos necessários ao projeto.


                         A expressão "matematicamente" é muito usada no futebol, quando se diz, por exemplo, que um time está matematicamente classificado para a próxima fase do campeonato ou matematicamente rebaixado para uma divisão inferior do campeonato. Aqui, "matematicamente" teria o sentido de "teoricamente" ou "estatisticamente". Os cálculos apontam que um determinado evento deve acontecer, com um percentual de chance de ele acontecer mesmo, e traçam um delineamento aproximado de como ele deve acontecer, mas pode acontecer, na prática, algo que altere a trajetória do evento, fazendo que ele ocorra de forma diferente do que deveria ocorrer, ou que não venha a ocorrer, simplesmente. Isso acontece muito, no cotidiano, principalmente no futebol e nas eleições, onde as zebras, por vezes, costumam aparecer.


                         Não queremos questionar uma tradicional ciência como a matemática, apesar de ela nem sempre ser tão exata, tampouco questionar a idoneidade e a credibilidade do trabalho de alguém, mas temos que tomar cuidado com o que falamos ou escrevemos. Por vezes, queremos falar bonito, para deitar erudição e demonstrar convicção, com boa vontade, mas acabamos gerando ambiguidades.




+-X:/=




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parciais apurados em impostos - Fortaleza e Brasil