E será que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o SENHOR teu Deus,E te converteres ao Senhor teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma,Então o Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o Senhor teu Deus.Ainda que os teus desterrados estejam na extremidade do céu, desde ali te ajuntará o Senhor teu Deus, e te tomará dali;E o Senhor teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais.
A peça publicitária do vídeo acima, sobre um empreendimento numa área residencial e comercial promissora de uma grande capital nordestina, desperta bastante curiosidade, devido à forma serena como o associa a um "sentimento adormecido de felicidade", como que erguido no meio de uma civilização de crescimento e sobrevivência reprimidos pela Pandemia ressurgindo das cinzas, assim como a ave Fênix e o povo hebreu voltando do exílio forçado na Babilônia, por exemplo.
Nos últimos dias, tem chamado a atenção a notícia da aquisição de um imóvel, localizado numa área considerada nobre de Brasília, avaliado em cerca de 6 milhões de reais, por um parlamentar ligado à família do presidente da República. Mais atenção ainda ao fato de que, teoricamente, o valor do imóvel estaria muito acima das possibilidades financeiras permitidas por suas rendas e posses. Não obstante, o parlamentar teria conseguido financiar o imóvel sob condições excepcionais, com juros relativamente baixos, por exemplo. Apesar de ser um tipo de negociação meio incomum, parece estar tudo dentro das conformidades e da lei.
Até por uma questão de sobrevivência de quem trabalha e vive do ramo, é natural que a propaganda, principalmente do mercado imobiliário, espalhe e enfatize ideias de felicidade e de prosperidade baseadas nas posses de bens materiais, muito embora, na prática, o cidadão saiba, em seu íntimo, que felicidade, prosperidade e, acima de tudo, paz e graça de espírito vão muito além. Assim são as imagens que a China, por exemplo, continua vendendo para o mundo, depois de considerar quase que totalmente superada a Pandemia: seus cidadãos todos aparentemente felizes e saudáveis, ganhando bons salários, comprando, vendendo e consumindo, mas sem esquecer que TODOS eles estão sob monitoramento maciço com tecnologia de ponta, capaz de distingui-los individualmente, entre bilhões, Quem se desvia daquela curva de padrão de vida social acaba na lixeira do ostracismo, moral, virtual e literalmente. Apesar de ser, teoricamente, um país socialista, o que se vê na China, na prática, é um fortalecimento do poder estatal, aliado aos fortalecimentos da propriedade privada e da concentração de renda. Não é à toa que lá vivem alguns dos indivíduos mais ricos do mundo.
XXXXX
Nenhum comentário:
Postar um comentário