Se você circula de carro, nas ruas de sua cidade, seja como condutor ou passageiro, quando o trânsito estava lento, já deve ter ouvido a seguinte frase, emanada pelo aplicativo Waze: "Tempo estimado no engarrafamento...". Depois de algum tempo, deve ter ouvido, finalmente, algo como "Você chegou ao seu destino". Talvez você esteja passando por esta situação, neste exato momento, enfrentando o trânsito de sua cidade, que deve estar caótico, mesmo ainda sob vigência de lockdown.
Imagine a situação dos tripulantes das centenas de embarcações que estavam impedidas de continuar suas travessias, entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho (aquele mesmo que Moisés conseguiu abrir seu leito e atravessar, juntamente com seu povo, sem molhar os pés), de um lado para outro, por causa de um gigantesco navio encalhado quase que transversalmente, no meio do Canal de Suez, no Egito, construído em 1869, por meio de uma parceria entre os governos egípcio e francês, visando encurtar viagens entre Ásia e Europa, chegando a ser disputado por potências militares e até fechado, algumas vezes, ao longo dos séculos. Inspirado nesse incidente, que durou uma semana, praticamente, gerando prejuízos ao comércio internacional da ordem de bilhões de dólares e a falta de certas mercadorias, em alguns continentes, chegou-se a criar, na plataforma musical Spotify, uma playlist de músicas em inglês com letras ligadas ao mar e ao trânsito, que poderiam estar sendo ouvidas pelos tripulantes, sendo alusivas ao momento. Mas, enfim, tudo passou. Com a força da lua, os cargueiros puderam voltar a fluir através do canal, e os marujos saudosos de seus lares não precisam mais se preocupar em contornar a costa da África, passando pelo Cabo da Boa Esperança.
Certamente, em sua vida, você já deve ter passado por situação análoga à crise naquele canal, muitas vezes, devido às cobranças para dar conta de inúmeras demandas ao mesmo tempo, uma atrás de outra, com os fardos que lhe impõem às costas, principalmente quando uma dessas demandas está embarreirada, e, por causa dela, as outras demandas não andam, e sua vida também não anda. E você é uma só pessoa, com apenas uma alma, um corpo, uma mente, um cérebro, um coração, dois braços e duas pernas, mas, por vezes, parece que o mundo lhe vem a desabar sobre a cabeça e ainda querem que você o abarque com as pernas, não é verdade???
-X--X--X-
Nenhum comentário:
Postar um comentário