Lição moral bastante atual

Lição moral bastante atual

Mensagem Dele Para 2025 A.D. Em Diante

Só vai na fé mesmo

Faça a diferença.

Missão

Nossa missão: Dar vazão às mentes e às vozes que querem questionar e repensar o Brasil de uma maneira distinta, objetiva e imparcial.
O Profeta diz a todos: "eu vos trago a verdade", enquanto o poeta, mais humildemente, se limita a dizer a cada um: "eu te trago a minha verdade."

Mario Quintana

Previna-se

#vaidarcerto

#vaidarcerto
Já está dando certo.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.
Eu também não me esquecerei de você, haja o que houver.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.
Por isso, continuemos nos cuidando.

Doctoralia - Publicidade médica

Tony Harrison Oliveira Nascimento - Doctoralia.com.br

Onde estamos?

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Translate us (traduza-nos)

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 31 de março de 2021

Engarrafamentos

 


             Se você circula de carro, nas ruas de sua cidade, seja como condutor ou passageiro, quando o trânsito estava lento, já deve ter ouvido a seguinte frase, emanada pelo aplicativo Waze: "Tempo estimado no engarrafamento...". Depois de algum tempo, deve ter ouvido, finalmente, algo como "Você chegou ao seu destino". Talvez você esteja passando por esta situação, neste exato momento, enfrentando o trânsito de sua cidade, que deve estar caótico, mesmo ainda sob vigência de lockdown.

terça-feira, 30 de março de 2021

Dia de Lua

 


             Você viu que segunda-feira maluca foi essa? Em menos de 24h, houve uma reviravolta na composição de uma meia dúzia de ministérios e de secretarias governamentais. Tudo começou quando o ministro das Relações Exteriores cedeu às pressões de parlamentares que não concordavam com suas posições ideológicas e acabou se tornando mais um bode expiatório para que a crise gerada pela disseminação do Coronavírus no país tivesse chegado ao presente patamar. Daí em diante, seguiram-se outras manifestações de descontentamento com o governo e novas renúncias de cargos estratégicos. Pelo visto, parece que deram outra boa sacudida na administração pública federal, depois daquela transição que quase estacou de vez, num estado híbrido, no Ministério da Saúde. 

domingo, 28 de março de 2021

Guinada

 


            Na semana que passou, você deve ter notado que o governo mudou um pouco o tom de sua conversa, no tocante ao enfrentamento da Pandemia. De um discurso negacionista e agressivo contra quem o criticava ou adotava atitudes mais ousadas, por vezes fingindo que a conversa não era com ele e que o problema não era dele, passou a buscar a conciliação contra outras esferas públicas de governos e mostrar uma postura mais proativa, falando até em tomar a dianteira no tocante à aquisição de mais vacinas.

sábado, 27 de março de 2021

Hora do Planeta Edição 2021

 


            Em 2020, o blog Jardim das Garrafas Digitais deixou passar batido a data da Hora do Planeta, por força maior das circunstâncias, quebrando uma tradição repetida, ao longo dos nossos últimos nove anos, infelizmente. Entretanto, em 2021, não queremos cometer o mesmo erro. Por isso, estamos conclamando você, por meio desta postagem de lembrança, publicada com meia hora de antecedência fora do habitual (já reparou que muitas de nossas postagens são publicadas às 8:30 da noite?), para que,

sexta-feira, 26 de março de 2021

Pão Nosso

 


Aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos. E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu. Dá-nos cada dia o nosso pão cotidianoE perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do mal.

domingo, 21 de março de 2021

(Des)Governo



            Na semana que passou, iniciou-se uma aparente transição, no Ministério da Saúde. Dizemos "aparente", porque, oficialmente, o ministro General Pazuello ainda não havia deixado o cargo, até a noite da última sexta-feira, 19, para dar lugar ao seu sucessor, o médico cardiologista Marcelo Queiroga. Mesmo assim, tão logo aceitou o convite para o posto, antes mesmo de assumi-lo oficialmente, este já iniciou seus trabalhos, de imediato. Naquele momento, você deve ter pensado: "Agora a coisa vai", principalmente quando o novo ministro declarou que pretendia fazer a diferença, seguindo a ciênciaEntretanto, seu antecessor, sem querer largar de todo o osso, jogou um balde de água fria na nação, ao declarar que a política do Ministério da Saúde não deve mudar, pois "não é uma transição, é um só governo". O novato também jogou sobre todos um balde de água fria, ao declarar que "não tem mágica, é continuidade".

sábado, 20 de março de 2021

Qualquer semelhança com a realidade...



            O filme de ficção científica Os Doze Macacos, lançado em 1995, apresenta um mundo futurístico, em que os humanos sobreviventes de uma Pandemia que assolou a Terra, cerca de 40 anos antes, vivem em áreas subterrâneas, pois um vírus letal pode ainda estar disperso no ar atmosférico e na superfície. A comunidade científica desenvolve um meio de fazer viagens no tempo e resolve escolher um presidiário, interpretado por Bruce Willis, para enviá-lo à época em que o tal vírus teria sido supostamente desenvolvido e propagado por um grupo de ativistas ecológicos e bioterroristas autodenominado Exército dos Doze Macacos, na década de 1990. Por engano, mas, ao mesmo tempo,

sexta-feira, 19 de março de 2021

Os Farofeiros



            O farofeiro é aquele sujeito que forma um grupo para ir à uma praia, por exemplo, levando uma volumosa bagagem, ainda que seja para passar menos de um dia, e adota comportamentos exóticos e peculiares, chamando a atenção e deixando sua marca, por onde passa. Baseado nessa temática, foi lançado, há alguns anos, um filme brasileiro de comédia chamado Os farofeiros. Em tempos normais, um feriadão como o de hoje, para os farofeiros de plantão, seria mais uma excelente oportunidade para fazer um daqueles bons e memoráveis programas em família. Entretanto, a Pandemia e o lockdown não impedem de todo que alguém possa fazer uma boa farofa

quinta-feira, 18 de março de 2021

O Essencial do Essencial

 


           Nestes dias de lockdown, um sujeito sai de casa para ir ou fazer algo essencial e inadiável e observa que ainda há nas ruas de uma cidade como Fortaleza, por exemplo, quantidades de pessoas e de veículos próximas àquelas que haveria num dia útil comum, sem lockdown, para o bem ou para o mal. Ainda há um intenso tráfego de pessoas e de carros concentrados em alguns pontos da cidade.

quarta-feira, 17 de março de 2021

Lockdown

 


             Como você pode ver, ao longo dos últimos nove meses, quando os novos casos de COVID-19 e de mortes pela doença começaram a cair, pensávamos que a Pandemia estava regredindo, até se findar de vez. As expectativas eram boas. Deve ser por isso que muitos hospitais de campanha Brasil afora foram fechados, pois as demandas deles teriam caído drasticamente. Mas não. A COVID-19 voltou a crescer e a devastar nossas vidas. Aqueles hospitais de campanha fechados passaram a fazer falta.

terça-feira, 16 de março de 2021

Leões à solta



            Semana passada, a Secretaria de Segurança Pública do Ceará divulgou redução dos números de roubos registrados no Estado, ao longo dos últimos doze meses, além de outros bons indicadores que, ao menos na teoria, apontariam para uma redução da criminalidade. Mas parece que não é isso que o cidadão comum percebe. Pergunte se a família de Igor Abreu, fonoaudiólogo com pouco tempo de formação, a quem dedicamos esta postagem, morto num assalto, na manhã de ontem, em Caucaia, na Grande Fortaleza, quando ia trabalhar, ou se as famílias de todas as vítimas fatais da COVID-19, por exemplo, têm algo a comemorar.

segunda-feira, 15 de março de 2021

Escultura Perecível 2

 


            Há alguns dias, o programa Câmera Record, da Record News TV, exibiu uma reportagem sobre mulheres que se submeteram à procedimentos de cirurgia plástica, com repercussões um tanto negativas em suas vidas, mencionando, inclusive, alguns casos que tiveram desfechos trágicos. Por que esses procedimentos tão ousados, que alteram tão radicalmente a anatomia e a estética de um corpo humano, tem se tornado cada vez mais tão procurados, mesmo em vigência de Pandemia?

domingo, 14 de março de 2021

E o vento levou... o vírus mundo afora

 


          Quem nunca ouviu falar de um clássico do cinema, com cerca de 3 horas de duração, chamado E o vento levou? Gravado em 1939, com uma versão em cores difundida, ao longo das décadas, pelas redes de televisão mundo afora, o filme apresenta a trajetória de uma moça com seu amor não correspondido, tendo como pano de fundo um paralelo entre a vida de riqueza, de opulência e de festa das elites escravistas do sul dos Estados Unidos da América, antes da Guerra Civil, na década de 1860, e a devastação, a decadência e a miséria que se abateram sobre aquela região, após a guerra.

sábado, 13 de março de 2021

Lei Seca

 


            Ao longo de doze meses de Pandemia no Brasil, vários municípios brasileiros lançaram mão de meios diversos para se adaptar à situação e tentar reduzir os casos de infecções e de mortes pelo Coronavírus, em suas jurisdições. Araraquara (SP), por exemplo, chegou a estabelecer um lockdown, ou seja, o trancamento das cidades para limitar a circulação de pessoas, bem mais rigoroso, com fechamento, inclusive, de muitos estabelecimentos considerados essenciais, como supermercados, farmácias e postos de combustíveis, por exemplo. Parece que aquela medida mostrou algum resultado.

sexta-feira, 12 de março de 2021

Dependência e Apego

 


           Apesar de o Brasil já ter sido declarado uma nação autossuficiente, no tocante à produção petrolífera, continuamos ainda muito dependentes da importação dos derivados de petróleo, haja vista a nossa capacidade de refinar o petróleo de casa ser ainda muito limitada. Por essas e outras, nunca mais se ouviu falar em Pré-Sal. Assim, continuamos sendo massa de manobra dos mercados internacionais, com os valores de produtos essenciais que consumimos, como alimentos e combustíveis, por exemplo, flutuando ao sabor do câmbio, que parece somente flutuar para cima, raramente para baixo, aconteça

quinta-feira, 11 de março de 2021

Menino Sujeito

 


           O sujeito se recorda bem de sua infância, na década de 1980, quando só se viam nas propagandas de televisão ou nas ruas de sua cidade, praticamente, automóveis de quatro grandes marcas, que fabricavam, montavam e vendiam seus veículos, aqui mesmo, no Brasil. Tanto é que duas delas chegaram a se fundir num consórcio inicialmente bem sucedido chamado Autolatina. Recorda-se também, orgulhosamente, o menino que, à época, seu pai era um privilegiado proprietário de um possante Ford Corcel 2, um esportivo que reunia potência, elegância e formalidade.

quarta-feira, 10 de março de 2021

Reviravolta

 


            Na tarde da última segunda-feira, por volta das 4h, o Brasil foi tomado de surpresa por uma notícia bombástica que pode mudar os rumos da história, motivo até para interrupção da programação, por um plantão da Rede Globo: o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, determinou a anulação de todas as condenações do ex-presidente da República Luiz Inácio "Lula" da Silva, no âmbito da operação Lava Jato, que foi recente e praticamente desarticulada. Deste modo,

segunda-feira, 8 de março de 2021

Legítima Defesa

 


           Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, faz-se pertinente marcar a data com a retomada de uma discussão que já se esperava que, por sensatez, estivesse superada, neste começo de século XXI: a tese de legítima defesa da honra, que ainda é, frequentemente, levantada na defesa de homens que vão à julgamentos, após assassinar suas (ex-)namoradas, (ex-)esposas ou (ex-)companheiras, porque se sentiram traídos por elas, por vezes com base naquele pensamento de que "se ela não pode mais ser minha, não vai ser de mais ninguém".

domingo, 7 de março de 2021

Quebrando barreiras



           Na semana que passou, o Papa Francisco fez uma visita ao Iraque, ainda que meio arriscada, tanto pelo momento inoportuno e inseguro, devido à Pandemia, e pelos riscos de ele vir a ser alvo de atentado terrorista, pois a região ainda não está plenamente ordenada e pacificada. Sua passagem formou aglomerações, embora a quantidade de católicos no Iraque seja pequena, em comparação com outros países. Apesar da inconveniência da visita, que foi vista com maldade por alguns grupos dentro do próprio Catolicismo, ela serviu para que a Igreja Católica marcasse presença na região, lembrando-a de que ela não foi esquecida por Deus, e fincasse mais bandeiras cristãs na região. Foi a primeira visita àquela nação de um chefe da Igreja Católica.

sábado, 6 de março de 2021

Soltando o Verbo 2

 


           Nestes últimos dias, mais recentemente, vimos mais maus exemplos da falta de decoro de nosso chefe de Estado. Pior que não é perseguição de parte da imprensa brasileira. Praticamente TODOS os canais de TV, e até mesmo jornais estrangeiros, apontam seus erros e o criticam. Por vezes, ele expressa certas opiniões pessoais, algumas delas compartilhadas com muitos brasileiros, usando termos inapropriados e muito ofensivos, sem medir suas palavras, chocando uns e arrancando aplausos de outros.

sexta-feira, 5 de março de 2021

Bodes Expiatórios

 


Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.

quinta-feira, 4 de março de 2021

Fazendo Negócios

 


E será que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o SENHOR teu Deus,
E te converteres ao Senhor teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma,
Então o Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o Senhor teu Deus.
Ainda que os teus desterrados estejam na extremidade do céu, desde ali te ajuntará o Senhor teu Deus, e te tomará dali;
E o Senhor teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais.

quarta-feira, 3 de março de 2021

Visita Indesejada

 


           No final da semana passada, o presidente Bolsonaro esteve em visita ao Ceará, onde assinou ordens de serviço para retomada de algumas obras rodoviárias, in loco. Pessoas se aglomeraram para vê-lo discursar, muitas delas sem máscaras, inclusive o próprio presidente, dando um grande mau exemplo para o restante da sociedade, num momento delicado. Num de seus discursos, ele alfinetou indiretamente os governadores que estão adotando medidas de restrição, como toques de recolher e

segunda-feira, 1 de março de 2021

Parem as prensas!!!

 


            No último dia 19 de fevereiro, a Folha de São Paulo, um dos maiores e mais antigos jornais de grande circulação do país, completou seu centenário de atividades. Sem querer fazer propaganda, mas sua trajetória foi marcada por diversos percalços na defesa da democracia e da liberdade de expressão. A Folha, como é chamada pelos íntimos, tem procurado se adaptar à modernidade, com presença bastante marcante, na Rede Mundial de Computadores. É tanto que os acessos à algumas das matérias publicadas na sua página virtual são limitados aos assinantes. Juntamente com o material publicitário, isso deve contribuir de alguma forma com o faturamento da empresa.