Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos: “Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles e lucrou outros cinco. Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. Mas aquele que havia recebido um só saiu, cavou um buraco na terra e escondeu o dinheiro do seu patrão.
Um novo espaço para apresentação de desabafos e de pensamentos mais maduros a respeito de notícias e de episódios do cotidiano dos quais tomamos conhecimento.
Feliz Natal
Feliz Ano Novo
Sonho de Natal
Época de Natal de novo
Natal Maravilhoso
Ano Novo
Mensagem Dele Para 2025 A.D. Em Diante
Só vai na fé mesmo
Lição moral bastante atual
Missão
Nossa missão: Dar vazão às mentes e às vozes que querem questionar e repensar o Brasil de uma maneira distinta, objetiva e imparcial.
O Profeta diz a todos: "eu vos trago a verdade", enquanto o poeta, mais humildemente, se limita a dizer a cada um: "eu te trago a minha verdade."
Mario Quintana
A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.
Doctoralia - Publicidade médica
Onde estamos?
Wikipedia
Resultados da pesquisa
Translate us (traduza-nos)
Pesquisar neste blog
quarta-feira, 31 de dezembro de 2014
365 Talentos
domingo, 28 de dezembro de 2014
Éden 2
Criança de 9 anos em aula de tiro atinge instrutor com tiro na cabeça
sábado, 27 de dezembro de 2014
Em alta estação
Há pouco mais de vinte anos, a novela global Tropicaliente foi quase toda gravada e ambientada em Fortaleza e em praias desta região metropolitana. Esta terra nunca esteve antes tão em evidência na mídia nacional e, mais tarde, também na mídia internacional, quando a produção chegou a ser exibida por emissoras de TVs estrangeiras.
quinta-feira, 25 de dezembro de 2014
O sal negro do norte 2
Estive em Natal, capital do Rio Grande do Norte, pela primeira vez há dezesseis anos, quando prestei vestibular pela primeira vez. Desde então, aquela cidade parece ter crescido bastante. Salvo engano, à época, Natal contava com apenas dois shopping centers. Da última vez que por lá estive, no começo deste ano, percebi que já havia pelo menos uns cinco.
domingo, 21 de dezembro de 2014
Domingo nosso
Ainda bem que existe o domingo. A importância deste santo dia já foi revelada aqui neste espaço uma vez, mas um só domingo por semana muitas vezes não é suficiente para se restabelecerem as suas energias para enfrentar as segundas-feiras, sabia???
sábado, 20 de dezembro de 2014
Comodismo
Certa vez, alguém disse que o preguiçoso trabalha mais que o trabalhador. Essa colocação procede, se levar em conta que o preguiçoso, cedo ou tarde, terá de trabalhar muito mais e pagar com juros, a fim de recuperar parte do tempo perdido, se quiser obter um padrão de vida próximo ao do homem trabalhador e prudente.
domingo, 14 de dezembro de 2014
Reflexos das mudanças
Em se tratando de eleições, o eleitor geralmente procura votar num candidato com quem mais se identifica ou com quem menos antipatiza, com cujas atitudes concorda ou que atenda pelo menos em parte aos seus interesses, de seu grupo ou de sua comunidade. Nessas eleições, enquanto uma parte do eleitorado queria mudanças mais rápidas e mais profundas para o Ceará e para o Brasil, a outra parte mostrou-se beneficiada e satisfeita com as políticas dos governos atuais e preferiu as permanências deles.
sábado, 13 de dezembro de 2014
Mobilização
Ano passado, nossa classe médica cearense esteve muito mais mobilizada. Muitas assembleias e atos públicos foram realizados, contando não apenas com a participação de Médicos e de médicos, mas também com a participação de estudantes de medicina.
domingo, 7 de dezembro de 2014
Mão Amiga
Você deve ter recebido notícias de que o número de beneficiados com as bolsas assistenciais do governo aumentou, mas que, apesar disso, a miséria no Brasil, que vinha decaindo, nos últimos dez anos, tornou a aumentar.
sábado, 6 de dezembro de 2014
Sigam-nos os bons
Há uma semana, o senhor Roberto Bolaños, humorista e escritor mexicano, vulgo Chespirito, que se consagrou urbi et orbi com os personagens Chaves e Chapolin Colorado, foi para a oficina de Deus. Sua partida gerou um grande clima de comoção, não apenas no México, mas também em muitos outros países, especialmente no Brasil, onde seus personagens também caíram nas graças do público e fizeram parte da infância de muita gente. Então, a morte de Chespirito teve um sentido especial para nós, brasileiros, assim como teve a morte de Chico Anysio, em 2012.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
Fachada
Uma mulher forte, quem a encontrará? Ela vale muito mais do que as joias. Seu marido confia nela plenamente, e não terá falta de recursos. Ela lhe dá só alegria e nenhum desgosto, todos os dias de sua vida. Procura lã e linho, e com habilidade trabalham as suas mãos. Estende a mão para a roca, e seus dedos seguram o fuso. Abre suas mãos ao necessitado e estende suas mãos ao pobre. O encanto é enganador e a beleza é passageira; a mulher que teme ao Senhor, essa sim, merece louvor. Proclamem o êxito de suas mãos, e na praça louvem-na as suas obras!Provérbios 31, 10-13. 19-20. 30-31
domingo, 30 de novembro de 2014
Guerra Civil
Como foi dito numa postagem anterior, o Brasil ainda parece querer se partir ao meio, como numa guerra civil. Isso também se explica porque, na política, por exemplo, continuam pondo mais lenha numa fogueira que já deveria ter sido apagada. Internautas simpatizantes das principais facções políticas continuam se digladiando nas redes sociais, em defesa de suas posições políticas e no ataque degradante aos seus adversários. Órgãos de imprensa continuam agindo imparcialmente, divulgando notícias duvidosas, contrárias ou favoráveis aos principais grupos políticos que disputaram a Presidência da República, de acordo com seus interesses. Não se sabe mais quem está mentindo ou falando a verdade nessa história.
sábado, 29 de novembro de 2014
Por um lugar ao sol
Começamos uma postagem anterior citando os exemplos da Alemanha e da Coreia do Sul, que são exemplos de países desenvolvidos, dos pontos de vista social e econômico, onde as pessoas costumam se unir em torno de um bem comum. Isso merece nossos aplausos. A Alemanha, atual campeã mundial de futebol, fazendo por onde merecê-lo, dispensa comentários.
Labels:
aplausos,
bem,
crescimento,
desenvolvimento,
educação,
exemplos,
expectativas,
mazelas,
mercado,
méritos,
sentido,
sociedade,
sol,
suicídios,
trabalho
domingo, 23 de novembro de 2014
Um por todos, todos por um
No último dia 9, enquanto a Alemanha celebrava os vinte e cinco anos da queda do muro de Berlim e a Coreia do Sul se preparava para tirar o pé do acelerador e se unir, em apoio e respeito aos jovens que deveriam prestar, nos dias seguintes, uma espécie de exame aplicado em nível nacional para admissão ao ensino superior, algo similar ao nosso ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o Brasil ainda parece querer partir-se ao meio, mesmo após o fim das eleições.
sábado, 22 de novembro de 2014
Secos e molhados 2
“Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis. Onde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida aonde chegar o rio. Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio”.
Ezequiel 47, 8-9.12
domingo, 16 de novembro de 2014
Inflação
Reza a lenda que, como o preço da carne bovina está elevado, uma certa autoridade integrante do governo teria orientado a população a substituir carnes por ovos.
sábado, 15 de novembro de 2014
O plebiscito
Você deve ter ouvido falar de um "Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana para Reforma do Sistema Político". Plebiscito que foi organizado e realizado antes das eleições gerais. Os organizadores alegavam que "a mudança nas regras do jogo é o primeiro passo para as reformas que o Brasil precisa", depois que, há alguns meses, milhares de pessoas foram às ruas demonstrando, entre outras coisas, não se sentirem representadas pelo atual sistema político.
domingo, 9 de novembro de 2014
Éden
"Somente depois da última árvore derrubada, depois do último animal extinto, e quando perceberem o último rio poluído, sem peixe, o Homem irá ver que dinheiro não se come."
Provérbio indígena
sábado, 8 de novembro de 2014
Rotina de ofício
Outubro já se foi e não tivemos muito tempo para sentar, pensar e conversar sobre nosso ofício médico, que anda meio na berlinda, ultimamente. Aqui, publicamos uma carta que recebemos recentemente de um colega, contando sua rotina de trabalho a que se submete para sobreviver. E ainda há quem diga que "o doutor é rico, o doutor compra carro do ano" e tal.
domingo, 2 de novembro de 2014
Presença fundamental
Já foi comentado aqui o temor de que, com o ganho de alguma relativa autonomia por parte de outros profissionais da saúde, o médico venha a se tornar um ser dispensável e possa até chegar a ser banido de muitos estabelecimentos de saúde. Não acreditamos que se chegue a tal ponto.
Labels:
autonomia,
bênçãos,
competências,
comunidade,
eleições,
espaço,
finados,
médico,
missa,
obrigações,
responsabilidades,
sacerdote,
saúde,
urnas,
vivos
sábado, 1 de novembro de 2014
sexta-feira, 31 de outubro de 2014
Orgulho de ser outubro
Um fato recente que, teoricamente, deixou o Ceará bem na foto, diante da mídia nacional, foi a eleição de uma jovem cearense para o cargo de Miss Brasil 2014. Depois de um bom tempo, uma mulher cearense deve representar o Brasil, no concurso Miss Universo, tendo o potencial para vir a ser considerada, teoricamente, a mulher mais linda do mundo.
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
domingo, 26 de outubro de 2014
Mudança
O Brasil está de mudança, a partir de hoje, mas só Deus sabe para onde. É chegada a hora de, mais uma vez, mudar e arrumar a casa. Esta é uma mudança muito falada e, há muito tempo, desejada pelos brasileiros. Dá para contar nos dedos aqueles que são realmente beneficiados pelo status atual, embora metade dos brasileiros acredite fazer parte desse seleto e privilegiado grupo, quando, na verdade, locupleta-se apenas com migalhas.
sábado, 25 de outubro de 2014
Aplausos e apupos
Doravante, divulgaremos esporadicamente em nosso espaço eventos e atitudes positivas, daquelas que merecem nossos aplausos e que são de tirar o chapéu, e, menos frequentemente, atitudes negativas, daquelas que merecem uma boa carga de apupos (vaias) e que nem merecem estar sob os holofotes, de tão vergonhosas que são.
Labels:
aplausos,
apupos,
atitudes,
concorrência,
corrupção,
cotidiano,
desgraça,
educação,
escória,
escravo,
injustiças,
palavras,
prêmio,
sujeira,
vaias,
vocabulário
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
O anticristo
Durante um encontro com um candidato a senador, em Fortaleza, um dirigente de uma entidade médica teria alertado a plateia sobre o suposto interesse do grupo político da situação na implantação de uma ditadura no Brasil, interesse que vai além da desmoralização e desvalorização, não apenas de todos os profissionais da saúde, mas de todo o funcionalismo público, tornando-o praticamente um escravo submisso aos interesses do Estado e dos grupos políticos que o subjugam.
domingo, 19 de outubro de 2014
Confiança
Você já parou para pensar até que ponto as pesquisas eleitorais são confiáveis??? Será que elas refletem realmente de maneira homogênea a opinião do eleitorado??? Sempre tive a curiosidade de saber como são feitas tais pesquisas. Nunca fui abordado por um entrevistador de um instituto de pesquisa. E você??? Já foi??? Sabe dizer que critérios eles usam para escolher quem eles devem entrevistar???
sábado, 18 de outubro de 2014
Conceito
Um certo candidato à governador do Ceará propôs criar um sistema de avaliação dos serviços prestados pelos trabalhadores das instituições públicas estaduais de saúde, por meio da aplicação de notas a estes pelos pacientes ou por seus representantes, condicionando o pagamento de gratificações aos profissionais à obtenção de boas notas por toda a equipe de saúde em atividade.
Labels:
candidato,
donos,
educação,
gentileza,
gratificações,
honra,
mazelas,
médicos,
notas,
participação,
pavão,
poderes,
saúde,
SUS,
usuários
domingo, 12 de outubro de 2014
sábado, 11 de outubro de 2014
Aonde é que vamos parar
Um vereador de Fortaleza que tornou-se amplamente conhecido pelo povo fortalezense, devido ao seu apelido peculiar e sua origem humilde, e que obteve votação expressiva, no pleito municipal de 2012, já vinha sendo investigado pela suposta aquisição de meia dúzia de imóveis em uma área valorizada de Fortaleza, sob condições obscuras. Mais recentemente, o parlamentar foi preso, sob acusação de se apropriar indevidamente do salário de um assessor seu.
domingo, 5 de outubro de 2014
Recado final
Calma, o blog não está encerrando suas atividades, apesar do título. Foi só para chamar a sua atenção mesmo, para duas mensagens que consideramos importantes transmitir a você que sempre passa por aqui, para nos prestigiar, com dois dedos de prosa, de leitura e de paciência, e que está se preparando para ir às urnas, neste dia lindo, que é o domingo. Dia que poderia ser até bem melhor aproveitado, mas, o que se há de fazer, não é mesmo???
Labels:
afobação,
apoio,
arrogância,
atenção,
blog,
democracia,
domingo,
Estado,
hipocrisia,
leitura,
paciência,
prepotência,
prosa,
realidade,
sítio,
voto
sábado, 4 de outubro de 2014
Operação Valquíria 3
Alguns são capazes de defender seus candidatos com unhas e dentes, mas todos hão de convir que, além de nenhum candidato ser perfeito, ainda por cima existe um pouco de malícia e de falsidade, no teatro da política. Por isso, não
morro de amores por candidato algum. Apenas sigo em busca daqueles menos
ligados à situação atual e, de preferência, menos distantes dos
interesses de nossa classe. Enfim, nestas eleições, nós, médicos, devemos fazer nossas escolhas mais por meio de diagnósticos de exclusão.
sexta-feira, 3 de outubro de 2014
Celeuma
Como estão se findando as campanhas eleitorais para estas eleições gerais que se aproximam, cabe aqui uma breve reflexão. Se, por um lado, a poluição gerada pela propaganda político-partidária veiculada aos quatro ventos tenderia a diminuir, pelo menos teoricamente, por outro lado, na prática, ela aumentou e nos deixou mais confusos.
quinta-feira, 2 de outubro de 2014
Operação Valquíria 2
"E demitir-te-ei do teu posto; e da tua categoria serás derrubado. Naquele dia chamarei a meu servo Eliaquim, filho de Hilquias, e vesti-lo-ei da tua túnica, e cingi-lo-ei com o teu cinto, e entregarei nas suas mãos o teu governo; e ele será como pai para os moradores de Jerusalém, e para a casa de Judá. Porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro; ele abrirá, e ninguém fechará; fechará, e ninguém abrirá. E fixá-lo-ei como a um prego num lugar firme; e será como um trono de honra para a casa de seu pai".
Isaías 22, 19-23
Labels:
adolescência,
burocracia,
cordeiro,
educação,
empresas,
lobo,
médicos,
miséria,
partido,
poder,
saúde,
sereias,
território,
trabalho,
verdade
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
domingo, 28 de setembro de 2014
A fortaleza de cada um
Concentre-se naquilo que você tiver de melhor a oferecer, porque buscar e colocar em evidência os seus valores mais sublimes e suas melhores obras é uma tarefa basicamente sua.
sábado, 27 de setembro de 2014
Prescrição
Recentemente, o Governo Federal sancionou uma lei que permite ao farmacêutico prescrever medicamentos que não exijam recolhimento de receita, ou seja, medicamentos cuja comercialização não requeira prescrição médica. Segundo alguns companheiros, principalmente após essa lei, médico só serve para prescrever antibióticos e psicofármacos, além de solicitar exames e emitir atestados.
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
Sua Majestade 2
Entre os dias 18 a 25 de setembro deste ano, foi lembrada a Semana Nacional de Trânsito, um evento de caráter eminentemente educativo desenvolvido pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), fazendo parte do calendário anual do órgão, nos termos da lei, e que também não passou batido em nosso meio.
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
Vergonha
Há alguns dias, durante o jogo entre Botafogo e Bahia, válido pela primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o jogador Emerson Sheik, do Botafogo, foi expulso de campo. Ao sair, ele dirigiu-se a uma câmera de TV dizendo "CBF, você é uma vergonha".
domingo, 21 de setembro de 2014
Dia Feliz 2
Você quer uma dica de algo interessante que você possa fazer, para aproveitar bem seu domingo??? Por que não assiste aos Desenhos Bíblicos, que são séries de desenhos animados com histórias baseadas em passagens bíblicas, que sempre são exibidos nas manhãs de domingo, entre 7 e 10h (Horário de Brasília), na TV Record???
sábado, 20 de setembro de 2014
Crimes mentais???!!!
No Rio de Janeiro, numa manhã de domingo, um homem supostamente em surto psicótico atenta contra as vidas de seus pais idosos e contra a própria vida, usando um objeto perfurocortante. O pai, um conhecido cineasta, não resistiu e veio à óbito.
Labels:
assistência,
crimes,
crises,
dependência,
diagnósticos,
drogas,
esquizofrenia,
inserção,
leitos,
manicômios,
preconceito,
sociedade,
transtornos
sexta-feira, 12 de setembro de 2014
Farewell 2
Hoje é sexta-feira. Vem aí mais um final de semana, momento sagrado e sempre tão aguardado, não apenas pelo brasileiro, mas por toda a civilização ocidental. E você??? Já sabe o que vai fazer com este final de semana, com os finais de semana vindouros, com os próximos feriados e com suas próximas férias???
Labels:
ambientes,
auge,
círculos,
civilização,
confraternização,
despedidas,
encontros,
feriados,
final,
futuro,
lazer,
ócio,
ondas,
programação,
rotina,
sexta-feira,
tempo
sábado, 6 de setembro de 2014
Metamorfose 2
O vídeo acima trata de uma homenagem à Raul Seixas e sua metamorfose ambulante, que se eternizou há exatos 25 anos e mais algumas semanas. Quem nunca quis ser uma metamorfose ambulante também, não é mesmo???
domingo, 31 de agosto de 2014
Dízimo 2
Você deve ter ouvido falar recentemente da inauguração de um grande templo evangélico de uma das mais conceituadas e ao mesmo tempo estigmatizadas igrejas evangélicas do Brasil e do Mundo. O templo parece uma obra faraônica, pelo seu porte e seu custo, uma tentativa de reproduzir o templo de Salomão, construído na Jerusalém do Antigo Testamento.
sábado, 30 de agosto de 2014
Dízimo
Há quem diga que, em vez de pagar o dízimo à sua igreja, é melhor empregar seu dinheiro no auxilio aos mais pobres e mais necessitados, porque estes precisariam mais. Ajudar as pessoas carentes é importante, e ajudar as igrejas também, pois as igrejas dependem basicamente de doações para se manterem, além de, em menor grau, da venda de produtos, como artigos religiosos, por exemplo, e de serviços, pela cobrança de taxas simbólicas para realização de alguns sacramentos, como batizados e casamentos, por exemplo.
domingo, 27 de julho de 2014
Dia Feliz
Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
Mateus 11, 28-30
sábado, 26 de julho de 2014
Honestamente 2
Como falamos tanto em Argentina, nas postagens anteriores, para encerrar o assunto, deixemos uma breve história: há alguns anos, fui à um congresso em Buenos Aires. Tentaram me assustar, dizendo que lá haveria muita hostilidade contra brasileiros e que muitos taxistas em Buenos Aires, por exemplo, teriam o costume de passar troco do pagamento das corridas com notas falsas, principalmente para os turistas.
domingo, 20 de julho de 2014
Caindo na real 2
Para encerrar de vez esta nossa conversa sobre a Copa do Mundo, que foi um carnaval fora de época, uma pausa antecipada em ano eleitoral e uma apoteose de emoções, para cair na real de uma vez e se voltar novamente para nossos problemas do dia a dia, faremos algumas considerações finais sobre o final da copa.
sábado, 19 de julho de 2014
O campeão moral 4
Para nós, brasileiros, sermos vencedores no futebol é sempre muito importante, porque, além de termos poucos momentos de alegria, fora o carnaval, o futebol está bastante arraigado em nosso cotidiano. Gostaríamos de saber se, para outros povos, como os alemães, por exemplo, é tão importante vencer no futebol como o é para nós e se eles levam o futebol tão a sério, como nós levamos. Gostaríamos de saber como eles encaram essa façanha e de que maneira ela deve influir no cotidiano dos cidadãos.
sexta-feira, 18 de julho de 2014
O campeão moral 3
Muitos brasileiros aceitaram bem a Copa do Mundo ser realizada no Brasil, vislumbrando a possibilidade de o Brasil ser campeão em seu território e nos encher de orgulho mais ainda, porque vencer fora deve ser bem mais difícil. Por que queríamos tanto que a nossa seleção fosse campeã? Por que considerávamos tão importante? Talvez porque muitos de nós não conseguem ser vencedores, em suas vidas pessoais e profissionais.
quinta-feira, 17 de julho de 2014
Caindo na real
Como diria o filósofo, o show acabou e vamos tentar retomar as rédeas da realidade. Neste mês de julho, de um jeito ou de outro, caímos na real, principalmente após o fim da Copa do Mundo de Futebol. Nossas mazelas, que nunca deixaram de se fazer presentes, voltam à baila, nos meios de comunicação. Além disso, nossa moeda, o Real, completa vinte anos de vigência. Ela já não é mais tão forte como outrora, mas vem se mantendo, de um jeito ou de outro.
sábado, 12 de julho de 2014
O campeão moral 2
Estivemos no aeroporto, numa noite de domingo, no último dia 29 de junho, logo após o jogo Holanda x México, em Fortaleza. Após a derrota, havia muitos torcedores mexicanos indo embora. Os jogadores mexicanos jogaram até bem e começaram com vantagem, mas não conseguiram administrar direito até o fim. Para o técnico, depois de tudo, foi mais cômodo atribuir a culpa ao árbitro. De fato, parece que a falta realmente aconteceu, embora não tenha sido intencional. Um mexicano teria pisado o pé de um holandês, na grande área.
Labels:
acidentes,
aeroporto,
atitudes,
calor,
campeões,
consequências,
culpa,
desempenho,
falta,
futebol,
orgulho,
silêncio,
torcedores,
vantagem
Assinar:
Postagens (Atom)