Abrindo com aquele trecho de uma música do É O Tchan, que fazia sucesso, no final da década de 1990, viemos lhe informar que, há algumas semanas, foi instalada, em caráter experimental e em área estratégica de Fortaleza, uma faixa de pedestre com sensores de presença que disparam feixes de luzes progressivos, à medida que a pessoa caminha, ao longo da faixa. Experiências parecidas com esta se foram aplicadas noutros lugares como, por exemplo, numa cidade espanhola e numa cidade da região metropolitana de Macapá (AP), há alguns anos.
Com essa ideia, esperam-se obter mais respeito e mais atenção às regras de trânsito, principalmente no tocante aos direitos e à delicadeza dos pedestres, não apenas por parte de condutores de veículos automotores, mas também por parte dos ciclistas, os quais, em sua maioria, não observam as leis de trânsito. Eles parecem se permitir o luxo de avançar um sinal vermelho e de ignorar outras regras básicas de circulação, simplesmente porque não são obrigados a possuir uma carteira de habilitação específica para pedalar, não pagam impostos para possuir uma bicicleta e, como as bicicletas, em geral, não possuem placas de identificação, eles não estão sujeitos à multas, como na situação destacada na foto acima, por exemplo. Observe que, enquanto o sinal está verde, para que a pedestre possa atravessar a faixa, o sinal deve estar vermelho, para os demais veículos, mas o ciclista parece ignorar isso e avança sobre a faixa, não atingindo a pedestre, por pouco, quando ele teria obrigação de parar, fora da faixa, até a pedestre subir a calçada.
Enfim, aproveitamos essa ideia bacana trazida pela Prefeitura de Fortaleza, a qual cumprimentamos com a devida justiça, e resgatamos aqui aquela ideia de uma educação para o trânsito, a ser implementada nas escolas, o mais precocemente possível, para que as crianças cresçam cada vez melhor instruídas, de seus direitos e deveres, mesmo que elas não tenham interesse em obter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas, se o desejarem, já estarão, teoricamente, melhor preparadas. Aqui cumprimentamos também o DETRAN-CE, pelo bom trabalho educativo desempenhado, principalmente junto ao público infantil, por meio de sua Escola de Educação para o Trânsito. Iniciativas como essas, tijolo por tijolo, ajudam a tornar o mundo um lugar um pouco melhor para se habitar, ainda que sejam trabalhos de formigas.
*****
Nenhum comentário:
Postar um comentário