Chega mais um final de semana, e mais um rebanho deve ir para o abate. O que acontece com a juventude??? Por que cada vez mais pais enterram filhos, quando deveria acontecer o contrário, naturalmente??? Aqui mesmo comentamos os casos de dois adolescentes assassinados em Fortaleza, na mesma noite de domingo. Depois vimos o que aconteceu na comunidade Paraisópolis, em São Paulo, durante um baile funk, quando nove jovens morreram em consequência de uma operação policial, não porque tivessem alguma ligação com o crime organizado, mas porque estavam no lugar e hora errados, apenas em busca de um pouco de divertimento, no meio de suas lutas por vidas dignas. Provavelmente, ocorreram aquelas mortes não porque a polícia as tivesse provocado direta e intencionalmente, mas porque houve um tumulto que fugiu ao controle dos policiais, embora haja relatos de maus tratos e de negligência no socorro aos feridos.
Até aqui, vimos casos em que o direito à vida dos jovens foi violado, em circunstâncias que fugiram aos controles próprios deles. Citamos agora casos em que jovens tiveram suas vidas interrompidas, aparentemente, por negligências deles próprios. Perto de Itapipoca (CE), cerca de 120 Km de Fortaleza, três jovens ocupando a mesma motocicleta se chocaram contra um ônibus escolar, numa manhã de segunda-feira. No último final de semana, um acidente chamou a atenção do Brasil: um veículo ocupado por oito jovens que voltavam de uma festa, no Rio de Janeiro, foi destruído, e cinco dos ocupantes sucumbiram.
Lembramos todos esses fatos sem contar com os inúmeros casos que passam despercebidos de pessoas, principalmente jovens, que tentam abreviar suas vidas, deliberadamente, às vezes lentamente. Este parece ser mais um final de ano que deve causar temeridade, porque o final de ano, para muitos, parece ser o fim da vida.
Tenham um bom final de semana e sobrevivam ao restante de 2019. Encerramos a postagem com um vídeo em homenagem à Gonzagão, eterno rei do baião, aniversariante da data, que voou para a oficina de Deus, há 30 anos, para levantar seu astral.
+++++
Nenhum comentário:
Postar um comentário