Tony Harrison cumpriu sua missão e deixou a escola médica de origem, há pouco mais de dez anos, mas sempre olhando pelo retrovisor e nutrindo a esperança de retornar um dia, de um jeito ou de outro. Ele pode não ter saído o médico mais inteligente e mais talentoso possível, mas pelo menos seu trabalho tem apresentado grande serventia para a coletividade.
O Tony vem de uma geração valente que competiu pela sobrevivência em condições mais agrestes que as atuais. Ele ainda entrou em sua faculdade de medicina por meio do tradicional vestibular, quando ainda havia menos opções e mais concorrência por vagas em cursos dessa natureza, em nossa região, quando a amplitude de recursos para estudar e competir era bem inferior, quando ainda se trabalhava pelo velho método de tentativa e erro, por anos a fio, até acertar o rumo certo na vida, e quando a Internet e os meios de comunicação em geral eram relativamente rudimentares.
As novas gerações e as vindouras podem transitar por uma estrada mais pavimentada e veloz, porém pouco segura, e não será por isso que o mundo exigirá menos de nossos descendentes do que tem exigido de nossa geração. Muito pelo contrário, mas ao menos, se assim o desejarem, elas terão meios mais planos para chegar aos seus objetivos traçados.
Antes de tudo isso, ainda lá em 2005, alguns de seus companheiros de turma, como Débora, David, Juliana, Adolfo e Herbert, por exemplo, lançaram a pedra fundamental do Espaço Novo Acadêmico (ENA), uma espécie de cursinho preparatório pré-vestibular, na ânsia de tentar dar à (ex-)alunos de escolas públicas a mesma chance que eles tiveram para acessar cursos superiores concorridos, como medicina, por exemplo. O projeto, além de ser encampado pela faculdade, que ofereceu suas instalações, contou também com o patrocínio de uma consagrada rede de colégios e faculdade particulares de Fortaleza, que entrou com material didático e que também viria a abrir uma filial em Sobral. Ou seja, a turma da Medsobral 2010 deixou um legado marcante, em Sobral.
Depois de sua partida para sua nova caminhada, aconteceram muitas coisas como, por exemplo, a construção do edifício da faculdade ficou completamente concluída, conforme projeto arquitetônico original. Dentre outras obras notáveis que Sobral ganhou, na última década, destaquem-se o primeiro shopping center da cidade, o Hospital Regional da Zona Norte, que veio a impulsionar a assistência à saúde da região, e o sistema de transportes coletivos em veículos leves sobre trilhos, os VLTs.
Além disso, em 2014, a FAMED-UFC/Sobral ganhou uma co-irmã: o curso de medicina da UNINTA, uma tradicional universidade religiosa e privada da cidade, que compôs seu corpo docente com boa parte dos professores da primeira escola médica da cidade, formou sua primeira turma médica para contribuir com a saúde da comunidade, em fins de 2019, e inaugurou um campus avançado de seu curso de medicina no município de Itapipoca, cerca de 120 km da sede, neste começo de 2021.
Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário