Lição moral bastante atual

Lição moral bastante atual

Mensagem Dele Para 2025 A.D. Em Diante

Só vai na fé mesmo

Faça a diferença.

Missão

Nossa missão: Dar vazão às mentes e às vozes que querem questionar e repensar o Brasil de uma maneira distinta, objetiva e imparcial.
O Profeta diz a todos: "eu vos trago a verdade", enquanto o poeta, mais humildemente, se limita a dizer a cada um: "eu te trago a minha verdade."

Mario Quintana

Previna-se

#vaidarcerto

#vaidarcerto
Já está dando certo.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.
Eu também não me esquecerei de você, haja o que houver.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.
Por isso, continuemos nos cuidando.

Doctoralia - Publicidade médica

Tony Harrison Oliveira Nascimento - Doctoralia.com.br

Onde estamos?

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Translate us (traduza-nos)

Pesquisar neste blog

sábado, 24 de abril de 2021

MedSobral 2.0



                     A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus Avançado de Sobral (CE), acaba de completar duas décadas de atividades letivas, fomentando o crescimento da Zona Norte do Ceará, não apenas nas áreas da saúde e da educação, mas também na economia e na cultura, dentre outras áreas. A pioneira turma de alunos selecionados para compor aquela semente germinadora, lançada num terreno fértil do bairro Derby Clube, como uma pedra fundamental de algo maior que haveria de vir, iniciou seus trabalhos numa manhã de segunda-feira, dia 2 de abril de 2001, tutoreada por um pequeno e seleto grupo de professores, incumbidos de introduzir os mais elementares conhecimentos necessários para a formação médica, assessorados por um único servidor técnico-administrativo oficial, o sr. Vanderlei Moreira (do blog Encontro com a Saúde), se valendo inicialmente das instalações do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UEVA), uma das primeiras parceiras daquele projeto considerado extremamente ousado para a época, mas que seguiu adiante, com amplo apoio de setores da sociedade local e de políticos influentes. 


                     Ousado para a época, especialmente num ano conturbado como foi 2001, para o Brasil e para o mundo. No primeiro ano do século XXI e do Terceiro Milênio, vimos o Brasil à beira de um apagão, devido à ameaça de colapso da matriz energética, que nos forçou a um penoso racionamento de energia elétrica, além de greves deflagradas em muitas universidades federais, no segundo semestre, e o mundo sob ameaça de uma nova guerra global, depois dos atentados terroristas, que derrubaram duas torres, com dois aviões, em Nova Iorque, em 11 de setembro daquele ano. Apesar de tudo aquilo, em pouco mais de um ano, a escola médica começou a ganhar vida própria, quando migrou suas instalações para os primeiros blocos prontos de sua sede própria, cada vez mais agregando gente oriunda de todos os lugares possíveis. 


                     Em fins de 2004, os estudantes da primeira turma estavam prestes a ingressar no internato, que é o período de estágio supervisionado obrigatório em campos de práticas, que abrange os quatro últimos semestres da graduação em medicina. O internato estaria previsto para acontecer, na teoria, mas, na prática, aparentemente, ele ainda não havia sido pensado. Até porque, oficialmente, naquela altura do campeonato, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, então o maior hospital da região, embora já recebesse extraoficialmente alunos de cursos da área de saúde de Sobral e de outros lugares para estágios, ainda não era oficialmente considerado um hospital de ensino. Portanto, não poderia ainda contar com verbas governamentais para incentivos à formação de profissionais da saúde. Como os quase internos de medicina viram aquela situação e concluíram que nada ainda havia sido adequadamente preparado para recebê-los, nesse sentido, então eles se desesperaram e conclamaram os demais alunos da faculdade a deflagrar uma paralisação total das atividades acadêmicas, por algumas semanas. Parece que deu algum resultado. Os primeiros internos quase médicos puderam iniciar suas atividades práticas, em fevereiro de 2005, e, alguns anos depois, a Santa Casa se tornou o primeiro hospital do interior do Estado a receber a certificação de hospital-escola.

Continua...


Nenhum comentário:

Postar um comentário