No feriadão de 12 de outubro, a faculdade foi muito bem representada, num congresso de estudantes de medicina realizado em Recife (PE), pela IFLMS, a Federação Internacional de Estudantes de Medicina do Brasil, fundada há 30 anos, no curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina (PR), graças às atuações dos alunos Herbert Félix (que também participou de intercâmbios em escolas médicas estrangeiras e abriu portas para o povoamento de Sobral por estudantes de medicina estrangeiros, nos anos vindouros), Felipe Arruda, Ana Lívia, Adolfo Fujita e, como não poderia deixar de ser, Tony Harrison, que é brasileiro mesmo da gema, apesar do nome. Uns dizem que foi uma homenagem ao George Harrison, guitarrista dos Beatles, falecido há vinte anos. Outros dizem que foi em homenagem a um consagrado tratado de medicina interna, dividido em dois tomos.
Em mais algumas semanas, o Synapto, encontro acadêmico e científico anual da faculdade, foi realizado no mesmo ambiente, simultânea e conjuntamente, com uma edição especial do Outubro Médico, um congresso médico celebrado anualmente pela Associação Médica Cearense, daquela vez fora de Fortaleza, na sede da faculdade, em Sobral. Naquela ocasião, além de alunos de outros cursos médicos existentes no Ceará à época, basicamente concentrados na capital e no Cariri, a cidade também foi visitada por sumidades da medicina reconhecidas no Estado, à época.
Aquele grande encontro (Synapto + Outubro Médico) abriu alas para outros grandes encontros de médicos, de profissionais da saúde em geral e de estudantes da área de saúde, naquele mesmo espaço, para trocas de ideias e atualizações, embora essas trocas de ideias e atualizações já ocorressem, com uma certa frequência, mas em pequenas escalas e em espaços mais reservados. Eram as ligas acadêmicas, verdadeiros espaços de estudos, discussão e desenvolvimento de ideias. Dentre elas, destacaram-se a Liga de Neurologia e Neurocirurgia, a Liga do Trauma, a Liga da Dor, o Programa de Assistência Pré-Hospitalar (PAPH), a Liga de Cirurgia e Anatomia, a Liga de Clínica Médica, o Grupo de Estudos Avançados em Saúde Mental, mais conhecido como Gestus Mentis, e a Liga de Nefrologia (LUNES), que ganhou esta sigla porque foi criada numa noite de segunda-feira de lua cheia. O Tony participou destas duas últimas. Fato curioso é que apenas um dos seis primeiros fundadores da LUNES se tornou uma médica nefrologista, enquanto uma virou pediatra, outro virou ortopedista, o quarto virou cardiologista, e os dois últimos viraram psiquiatras.
Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário