Com relação àquele incêndio da boate, no Rio Grande do Sul, queria escrever um pouco mais. Imagino que cada um daqueles que tem acompanhado as notícias e que tem visto as imagens correlatas, principalmente os parentes e amigos das vítimas, se sente frustrado e impotente, diante de tão situação. Cada um deles, por mais distante que estivesse, deve ter se perguntado se não poderia ter feito algo para evitar que aquilo acontecesse ou para salvar aquelas vítimas.
Um novo espaço para apresentação de desabafos e de pensamentos mais maduros a respeito de notícias e de episódios do cotidiano dos quais tomamos conhecimento.
Feliz Natal
Feliz Ano Novo
Sonho de Natal
Época de Natal de novo
Natal Maravilhoso
Ano Novo
Mensagem Dele Para 2025 A.D. Em Diante
Só vai na fé mesmo
Lição moral bastante atual
Missão
Nossa missão: Dar vazão às mentes e às vozes que querem questionar e repensar o Brasil de uma maneira distinta, objetiva e imparcial.
O Profeta diz a todos: "eu vos trago a verdade", enquanto o poeta, mais humildemente, se limita a dizer a cada um: "eu te trago a minha verdade."
Mario Quintana
A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.
Doctoralia - Publicidade médica
Onde estamos?
Wikipedia
Resultados da pesquisa
Translate us (traduza-nos)
Pesquisar neste blog
quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
Juventude
Com relação àquele incêndio da boate, no Rio Grande do Sul, queria escrever um pouco mais. Imagino que cada um daqueles que tem acompanhado as notícias e que tem visto as imagens correlatas, principalmente os parentes e amigos das vítimas, se sente frustrado e impotente, diante de tão situação. Cada um deles, por mais distante que estivesse, deve ter se perguntado se não poderia ter feito algo para evitar que aquilo acontecesse ou para salvar aquelas vítimas.
quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
Pensamentos dadaístas 23
Semana passada, foram divulgadas algumas matérias sobre o patrimônio material da Igreja Católica, em Fortaleza e no mundo. Aqui, noticiaram que um colégio católico foi demolido para a construção de um condomínio. Com relação a isto, questionou-se o porquê de alguns imóveis da Igreja estarem sendo vendidos, supostamente à revelia dos fiéis, e o porquê de o patrimônio da Igreja, patrimônio levantado com o apoio e o trabalho da comunidade, estar, aparentemente, se dissolvendo.
domingo, 27 de janeiro de 2013
Responsabilidade pessoal 6
Como foi dito na última postagem, os autores das questões das provas da SURCE pretendiam testar a desenvoltura dos médicos, em situações teórico-práticas do cotidiano da profissão, nos diversos ambientes de trabalho possíveis. Esta abordagem, teoricamente, teria favorecido os mais experientes, em detrimento dos recém-formados. Além disso, outro ponto a ser observado é que não importa se a prova é fácil ou difícil, alguém sempre tem que ficar de fora, pois o objetivo é, justamente, selecionar alguns supostamente melhores que a maioria.
Labels:
autoestima,
cabeçadas,
caminhada,
conhecimento,
ensinamentos,
faculdade,
formatura,
idoso,
incompleto,
lentes,
médico,
nuanças,
ordem,
perfeito,
prática,
preceptor,
prova,
sentença,
vergonha
sábado, 26 de janeiro de 2013
Responsabilidade pessoal 5
Esta semana, as provas do SURCE, o processo seletivo unificado para os programas de residência médica do Ceará, aplicadas no último domingo, tiveram repercussão negativa e foram duramente criticadas nas redes sociais. Muitos reclamaram que a prova foi mal elaborada, que as questões estavam muito difíceis e ameaçaram entrar com recursos. Muitos dentre os que reclamaram eram alunos de cursos preparatórios para este tipo de concurso e foram tomadas de assalto, porque a forma e o conteúdo das provas vieram diferentes do esperado.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
O médico e o monstro 14
Como já devo ter dito antes, respeito todo mundo, no ambiente de trabalho. Não faço discriminação. Gostaria que me respeitassem também e que parassem de me fazer de besta, me pegando para saco de pancadas. Até porque, como já devo ter dito antes, existem cerca de oito mil médicos atuando nesta cidade, e, em geral, não sou o único médico que transita pelos lugares onde atuo. Então, por que eles só sabem esperar por mim, para que eu apague os incêndios deixados pelos outros???
Labels:
aposentadorias,
desabafo,
direito,
discriminação,
disparidades,
estresse,
feudos,
filas,
greves,
incêndios,
manifestações,
marajás,
médico,
museu,
trabalho
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
Pensamentos dadaístas 22
Começamos hoje com um bom exemplo: Petrópolis cancela carnaval para investir em saúde. Eles tomaram a decisão certa. Tudo bem que o povo precisa de lazer, mas existem prioridades a serem honradas, principalmente agora que uma parte do Estado do Rio de Janeiro está desmoronando e sem ter onde morar, por causa das chuvas que por lá caíram, neste começo de ano. Espero que isto sirva de exemplo ao Governo do Estado do Ceará, que contratou Ivete Sangalo para se apresentar na inauguração de um hospital, por 650 mil reais.
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
O médico e o monstro 13
Não é que seja de todo ruim ser médico, embora esta profissão, por vezes, seja frustrante e não me proveja tudo de que preciso para viver e para ser feliz. Minha vida atual não é um paraíso, nem chega a ser uma terra de Hades. Poderia ter sido pior, se eu jamais tivesse conseguido chegar aonde cheguei. O que não seria de mim??? No entanto, às vezes, me pergunto se meu trabalho é um sonho ou um pesadelo. Para a maioria daqueles jovens que estão lá no colégio, meu trabalho é um sonho.
Labels:
adulto,
cara,
cobrança,
digno,
doutor,
família,
frustrante,
futuro,
médico,
moleque,
patrimônio,
personagem,
pesadelo,
responsabilidades,
senhor,
sonho,
título,
trabalho,
vida
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
Pensamentos dadaístas 21
Na postagem de hoje, trazemos reflexões sobre algumas notícias recentes ligadas ao mundo da TV. Não se tratam de buchichos. São informações sérias, não são fofocas sobre as vidas pessoais de indivíduos do meio artístico. Elas podem trazer alguma lição valiosa para sua vida.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
Pensamentos dadaístas 20
Nesta postagem, volto a expor, pelo menos momentaneamente, algumas de minhas reflexões fragmentadas sobre o cotidiano. São reflexões que, isoladamente, não serviriam para produzir uma postagem individual, para cada uma delas. Pode ser que, num futuro não muito distante, sejam retomadas essas reflexões, em outras postagens. No entanto, o tema das reflexões de hoje será o mesmo: Sobral.
Labels:
benevolências,
cachê,
carências,
conquistas,
cotidiano,
ganância,
guardas,
inauguração,
insegurança,
notícias,
polêmica,
princesa,
qualidade,
radares,
reflexões,
saúde,
Sobral,
trânsito,
UTI,
vida
domingo, 20 de janeiro de 2013
O médico e o monstro 12
A messe é abundante, mas os operários, pouco numerosos; pedi, pois, ao dono da messe que mande operários para a sua messe.
Mateus 9, 37-38
sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
O médico e o monstro 11
Dando continuidade às minhas reflexões sobre meu ofício, continuo a desnudar uma parte de meu ser, retirando, pelo menos por um instante, esta pesada máscara que a sociedade prefere que eu use, perante ela, não apenas em serviço. Assim, todos saberão que aqui, por trás desta máscara, também bate um coração humano, que também sofre, e também há uma mente inquieta, que também sofre.
terça-feira, 15 de janeiro de 2013
O médico e o monstro 10
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Mateus 11, 28-30
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
Pragas do Egito
O Senhor disse a Moisés: “Dize a Aarão: toma a tua vara e estende a mão sobre as águas do Egito, sobre os seus rios e seus canais, sobre seus lagos e seus reservatórios, para que essas águas se tornem sangue. Haverá sangue em todo o Egito, assim nos recipientes de madeira como nos de pedra”.
Êxodo 7, 20
Labels:
água,
Apocalipse,
atos,
calamidade,
carestia,
cotidiano,
crime,
custo,
Egito,
estiagem,
gafanhotos,
insetos,
mundo,
opinião,
pragas,
providência,
sangue,
sinal,
superfaturamento,
violência
terça-feira, 8 de janeiro de 2013
Meu jeito 2
Como já devo ter dito antes, desde que tenho me dedicado à arte de escrever, mais como um diletante que como um profissional, aumentou meu interesse pelo refinamento desta arte de escrever, e, consequentemente, pelo estudo aleatório da Língua Portuguesa.
Labels:
acordo,
blogosfera,
diletante,
divã,
escrever,
ferramenta,
leitor,
língua,
memórias,
ortográfico,
palavra,
profissional,
refinamento,
sociedade,
trabalho
segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
Meu jeito
Nestes dias, tudo parece feio, frio e triste, porque o céu está nublado, mas não chove, e as festas de fim de ano acabaram. Desta vez, o show já terminou mesmo. Já é hora de desfazer a decoração natalina, e tudo deve voltar a ser sem graça, como antes. Tentarei amenizar este clima deprimente com esta postagem, porque temos algo a comemorar.
Labels:
aniversário,
blog,
blogosfera,
céu,
conhecimento,
cotidiano,
escrever,
festa,
Internet,
mensageiro,
nublado,
opinião,
regras,
show,
verdade,
vida
sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
O médico e o monstro 9
Há cerca de um mês, estou me coçando para sentar, pensar e escrever uma reflexão, motivada pelo fato de estar completando dois anos de formado em medicina. Tenho muito a dizer sobre esse meu humilde tempo de experiência. Vou começar falando sobre um ponto interessante em meu perfil que notei, mais recentemente, e que me fez pensar bastante.
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
O show terminou...ou está começando?
Para falar a verdade, talvez o show nem tenha acabado ainda. Pelo menos para mim, porque, oficialmente, meu ano anterior só termina mesmo em fevereiro, assim como o ano da maioria daqueles brasileiros para os quais o ano seguinte sempre começa a valer depois do carnaval ou mesmo depois de cada edição de um reality show. No meu caso, espero estar entrando em um novo ciclo de trabalho, a partir de março próximo, ciclo este que, pelo menos em tese, deve terminar em dezembro de 2013 mesmo, mas, nunca se sabe, o futuro parece meio nebuloso, até lá.
quarta-feira, 2 de janeiro de 2013
Maravida, ou melhor, maravilha
O ano da graça de 2013 chegou, finalmente, mas você ainda pode aproveitar esse clima gostoso de final de ano para assistir a um filme clássico de temática natalina, como aquele que prometi comentar, há algumas postagens, mais um daqueles que passam dias ressonando em nossas mentes e que nos fazem pensar, pensar e pensar.
Labels:
amigos,
bem-estar,
coletividade,
comunidade,
Deus,
empresário,
êxito,
família,
filme,
fortuna,
Natal,
negócios,
social,
viagem,
vida,
vôo
Assinar:
Postagens (Atom)