Lição moral bastante atual

Lição moral bastante atual

Mensagem Dele Para 2024 Em Diante

Faça a diferença.

Missão

Nossa missão: Dar vazão às mentes e às vozes que querem questionar e repensar o Brasil de uma maneira distinta, objetiva e imparcial.
O Profeta diz a todos: "eu vos trago a verdade", enquanto o poeta, mais humildemente, se limita a dizer a cada um: "eu te trago a minha verdade."

Mario Quintana

Previna-se

#vaidarcerto

#vaidarcerto
Já está dando certo.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.
Eu também não me esquecerei de você, haja o que houver.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.
Por isso, continuemos nos cuidando.

Doctoralia - Publicidade médica

Tony Harrison Oliveira Nascimento - Doctoralia.com.br

Onde estamos?

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Translate us (traduza-nos)

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 15 de março de 2012

Trote 2




Voltando à questão do movimento estudantil, politização não é tudo, mas deveria ser lembrada na formação de qualquer indivíduo, não apenas dos universitários. Quando digo politização, não me refiro à vinculação obrigatória a um determinado partido político. Politização é quando o cidadão conhece sua razão de ser cidadão e de viver em sociedade, sob a tutela do Estado, sabendo o que é o Estado, como ele funciona e para que ele serve. Muita gente sai da escola sem saber o básico a respeito desse tema e, por isso, não sabe como nem onde reivindicar seus direitos e cumprir seus deveres adequadamente. Ainda sou muito jovem para dizer se, quando havia as disciplinas de OSPB (Organização Social e Política Brasileira) e de moral e cívica nas escolas, a situação era melhor que hoje. Se alguém souber, por favor me diga.

 Em época de recepção de calouros, isto deveria ser considerado. Eles deveriam ser convidados a ter algum contato com o movimento estudantil de suas faculdades, assim como eu tive, quando ingressei na medicina, um contato imparcial, livre de maniqueísmos político-partidários, embora minha faculdade fosse forte e sutilmente regida por esse tipo de interesse. Nos tempos da ditadura, não se ouvia falar em trotes como os de hoje. Os universitários da época eram mais politizados, não tinham tempo para pensar em humilhar seus companheiros de jornada de maneira tão baixa e infantil, sem contar que a própria ditadura reprimia com mais rigor o trote, como se pode ver em http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3581494-EI6788,00-Trote+nunca+mais.html e http://www.fernandomolica.com.br/blog/2009/02/o-fascismo-dos-trotes.php. Coincidência ou não, geralmente os trotes são promovidos por centros acadêmicos pouco politizados, por associações atléticas totalmente despolitizadas ou por grupos isolados de indivíduos totalmente despolitizados. 
                    Este problema não é exclusivo das universidades civis. Ele também acontece com mais frequência ainda, e de maneira velada, em escolas militares. Nos vídeos abaixo, temos exemplos disso, registrados na Rússia e no Brasil, respectivamente. Trotes acontecem nessas instituições e não são engolidos pelos calouros apenas como tradições nos rituais de iniciação das academias militares, mas também são aceitos como parte dos treinamentos para as guerras. Os calouros então se resignam e se calam, por força do bullying imposto pelas hierarquias militares. Será que tudo isso é realmente necessário??? Eu já comentei sobre esta história de dar a cara à tapa literalmente. Esse é o tipo da coisa que não devemos ensinar aos novos filhos.







************


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parciais apurados em impostos - Fortaleza e Brasil