Lição moral bastante atual

Lição moral bastante atual

Mensagem Dele Para 2024 Em Diante

Faça a diferença.

Missão

Nossa missão: Dar vazão às mentes e às vozes que querem questionar e repensar o Brasil de uma maneira distinta, objetiva e imparcial.
O Profeta diz a todos: "eu vos trago a verdade", enquanto o poeta, mais humildemente, se limita a dizer a cada um: "eu te trago a minha verdade."

Mario Quintana

Previna-se

#vaidarcerto

#vaidarcerto
Já está dando certo.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.
Eu também não me esquecerei de você, haja o que houver.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.
Por isso, continuemos nos cuidando.

Doctoralia - Publicidade médica

Tony Harrison Oliveira Nascimento - Doctoralia.com.br

Onde estamos?

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Translate us (traduza-nos)

Pesquisar neste blog

domingo, 15 de abril de 2012

Salvar vidas


Tenho matutado com meus botões sobre o quanto é preocupante o fato de profissionais e estudantes e profissionais da área de saúde, especialmente da medicina, estarem com reduzida auto-estima e deixando de acreditar no valor de seu trabalho.
Muita gente que vem para a área de saúde se justifica dizendo que queria salvar vidas. Salvar vidas. Um ato nobre. Compensa praticá-lo sempre???
Há alguns anos, um amigo meu questionou o valor do ofício de salvar vidas, ao citar o exemplo de um oficial dos bombeiros, cuja função também era a de salvar vidas, que foi baleado durante um assalto e ficou paraplégico. O amigo lamentou que nós da medicina somos treinados para salvar a vida de quem quer que seja, mesmo que seja alguém como o assaltante que atirou no bombeiro. Qualquer um de nós está sujeito a isso. Trabalhamos para salvar vidas de grupos de pessoas que incluem marginais e podemos ser recompensados assim.
Volta e meia, a imprensa mostra imagens de meliantes chegando às salas de emergência feridos, depois de trocarem tiros com policiais. Por mais graves que os casos sejam, quase sempre eles sobrevivem e voltam a aprontar nas ruas. Tudo graças a gente como nós. Enquanto isso, pessoas de bem, dificilmente sobrevivem, ao tomarem tiros ou sofrerem acidentes de trânsito. Quem vai entender?
Então você me pergunta se eu ajudaria aqueles bandidos, caso eu estivesse trabalhando naquelas situações. Claro que eu ajudaria. Eu não tenho pena deles. Fizeram por onde merecer passar por tal suplício. Os maiores prejudicados por suas atitudes não são as pessoas que eles assaltam, mas sim os seus próprios familiares, que, não raro, estão entre os primeiros que se dirigem aos hospitais, em busca de informações. Nessas horas, seria interessante se os criminosos estivessem bem acordados para verem as conseqüências de seus atos e para que saibam que eles mesmos são culpados de todo o sofrimento impingido aos seus familiares que estão aos seus redores. Um castigo assim é até melhor que a cadeia ou que a morte. O que será que os criminosos pensam, ao verem que estão matando de desgosto seus familiares??? 
Em um episódio da série Dr. House, transmitida em canal por assinatura, a equipe teve nas mãos um paciente que era ditador de um país africano e que cometeu crimes semelhantes aos de Saddam Hussein. Então a equipe ficou em dúvida, se valia a pena salvar a vida daquele sujeito, permitindo que ele saísse livre para continuar com sua barbárie. Ficou a pergunta no ar: tem o médico direito de fazer justiça, decidindo quem deve partir ou ficar???
Enfim, se é para salvar vidas, eu o farei, dentro de minhas possibilidades. Fazer o bem não é dever apenas do médico ou do enfermeiro. É dever de todos os seres humanos. Não me arrependo da prática do bem. Me arrependo é de ter deixado passar mais oportunidades de praticar o bem, prestando socorro a quem precisa e aliviando sofrimentos. Se há quem prefira negligenciar isto e viver da prática do mal, o problema é deles. Não vou achar que eles estão certos só porque suas atitudes aparentemente compensam, nem mudar meu jeito de pensar por causa deles. 





*****




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parciais apurados em impostos - Fortaleza e Brasil