Hoje é dia de São José, padroeiro do Ceará e santo para o qual o nordestino mais reza pedindo chuvas. Hoje é dia 19 de março, até meia noite, como diria o Mução, e já temos alguma ideia da causa da escassez de chuvas no Nordeste, mas não estamos nos referindo à São Pedro ou à São José. Eles são inocentes. Continue conosco e você vai entender.
Uma característica marcante de uma oligarquia que controla o Estado é a sua determinação somada à sua crença em ter poderes demais, poderes praticamente divinos, como, por exemplo, de mudar destinos e quiçá até de dominar a natureza, passando a impressão de que o mundo está aos seus pés. As palavras proferidas por membros desse grupo político soam meio que proféticas, arrancando mesuras e aplausos. Com obstáculos praticamente nulos, suas vontades logo são realizadas e se convertem em leis, cuja obediência é praticamente compulsória e automática. Eles devem pensar mais ou menos assim: "Se eu quero que aconteça, é porque vai acontecer". Eles parecem ser onipresentes, onipotentes e oniscientes.
Se tudo que eles ordenam é cumprido sem resistência, por que eles não ordenam de uma vez que a chuva caia??? Se eles se consideram tão poderosos assim, então eles podem ser responsabilizados pela pobreza de chuvas. Se está chovendo pouco, é porque eles devem estar sendo omissos. Enfim, se eles se consideram os mandachuvas da região, que cumpram seus deveres e façam jus aos seus títulos: mandem as chuvas para o Ceará e para o restante do Nordeste. E, quando elas vierem, espero que elas tragam logo de volta meu benzinho, pois preciso de carinho.
************
Nenhum comentário:
Postar um comentário