No Ceará, várias agências do SINE (Sistema Nacional de Empregos), maior instituição pública facilitadora de acesso de mão-de-obra ao mercado de trabalho e vice versa, que, neste Estado, funciona em convênio com o IDT (Instituto de Desenvolvimento do Trabalho), estão sendo sumariamente fechadas, desamparando a população. Vários municípios foram contemplados. Assim, o cidadão está cada vez mais desestimulado a buscar trabalho, sendo muito mais difícil encontrar emprego. E, na sua região? Como está a situação?
Por esses dias, o sujeito tomou um carro de um aplicativo, cujo motorista trabalhou como supervisor numa agência do SINE/IDT, na Região Metropolitana de Fortaleza, e pôde descrever com propriedade a instabilidade empregatícia de muitos que trabalham no órgão e a precariedade da sua estrutura, devido aos cortes de recursos. Ele disse que fora demitido juntamente com pelo menos 120 pessoas, todas no mesmo dia. E os que ficaram estão com os dias contados na repartição.
Como se vê, ainda faz muita falta uma cultura de incentivo ao trabalho, como existia na Era Vargas, guardadas as devidas proporções. Ainda se espera que, com o novo governo, venha uma política de geração de empregos e de rendas, para que não haja mais desculpas para que alguém se acomode em viver de braços cruzados, se vitimizando, esperando que os programas pseudoassistencialistas e os auxílios previdenciários caiam do céu ou descambando para a criminalidade. Mas isso ainda parece longe de ocorrer, pois ainda não se vê sequer uma luz no fim do túnel, dado o desgoverno deste governo.
---X---
Nenhum comentário:
Postar um comentário