Feliz Natal

Feliz Natal
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (João 1, 14)

Feliz Ano Novo

Feliz Ano Novo
Feliz 2025

Sonho de Natal

Época de Natal de novo

Natal Maravilhoso

Ano Novo

Mensagem Dele Para 2025 A.D. Em Diante

Só vai na fé mesmo

Lição moral bastante atual

Lição moral bastante atual

Faça a diferença.

Missão

Nossa missão: Dar vazão às mentes e às vozes que querem questionar e repensar o Brasil de uma maneira distinta, objetiva e imparcial.
O Profeta diz a todos: "eu vos trago a verdade", enquanto o poeta, mais humildemente, se limita a dizer a cada um: "eu te trago a minha verdade."

Mario Quintana

Lembre-se:

Lembre-se:
Em primeiro lugar, foi por Ele. Portanto, Ele deve vir primeiro.

Previna-se

#vaidarcerto

#vaidarcerto
Já está dando certo.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.
Eu também não me esquecerei de você, haja o que houver.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.
Por isso, continuemos nos cuidando.

Doctoralia - Publicidade médica

Tony Harrison Oliveira Nascimento - Doctoralia.com.br

Onde estamos?

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Translate us (traduza-nos)

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Pau que nasce torto...


                      Como foi dito, precisamos das cidades e elas precisam de nós, mas só passamos a nos dar conta disso mais efetivamente e dar a devida importância às cidades, tal como damos na atualidade, com o processo de urbanização desencadeado a partir de fins do século XVIII, quando as populações distribuídas nos campos passaram a tomar posse das cidades, e estas deixaram de ser meros pontos de encontros eventuais comerciais e políticos, passando a ser o centro da vida social e a casa do brasileiro.

                      Para quem quiser saber mais curiosidades sobre a colonização do Brasil e o consequente surgimento de algumas das principais cidades brasileiras, sugerimos a obra Raízes do Brasil, que, num de seus capítulos, o que fala de um semeador e de um ladrilhador, por exemplo, compara as formas aleatórias de ocupação do território brasileiro, começando pelo litoral, e de construção de suas cidades com as formas ordenadas e regulamentadas de ocupação das colônias espanholas nas Américas, começando pelo continente, e de estabelecimento de suas cidades.

                      Qual das formas de colonização foi a mais correta não se sabe ao certo. Cada uma teve suas vantagens, desvantagens, propósitos e conveniências. O fato é que as colônias espanholas experimentaram um progresso considerável, por exemplo, no tocante ao desenvolvimento dos meios de comunicação, com imprensas locais atuantes, e à educação, pois as primeiras universidades do continente americano surgiram na América espanhola, já no século XVI.


                      Enquanto isso, no Brasil, apenas com a vinda da família real portuguesa, em 1808, foram emulados, por exemplo, o progresso da imprensa e as instalações das primeiras instituições educacionais de nível superior do país, que deram origem às primeiras faculdades de medicina e de direito. O Brasil só veio a conhecer industrialização e universidades tal como as conhecemos a partir do início do século XX. 


                      Veja que um país que já nasceu grande e supostamente rico, segundo as cartas de Caminha, demorou muito para chegar ao nível de desenvolvimento atual. Quiçá porque já estivesse deitado eternamente em berço esplêndido e acomodado, assim como suas elites e governantes. Todos sedentários e auferindo os lucros do nosso suor e de nossa labuta.




                    Deve ser por isso que o dia 22 de abril já não é mais motivo de festa para muitos, se é que algum dia foi, e esta data passa batido. Se fosse feriado, passaria do mesmo modo. Ela só chamou alguma atenção em 2000, ano em que completaram-se 500 anos de ocupação deste país, por conta de diversos eventos alusivos à data, que foram precedidos pela instalação de relógios de contagem regressiva para a data, nas principais cidades, e que, ao fim dos festejos, em sua maioria, acabaram destruídos por populares.





### ### ### ###




Um comentário: