Livramento é um termo muito empregado, nos meios católicos, como uma referência à determinadas situações em que um indivíduo ou grupo de indivíduos esteve exposto a uma situação de risco à sua sobrevivência, situação essa que talvez ele sequer tenha chegado a se dar conta, situação em que se acredita que Deus interveio e impediu que ela tivesse algum desfecho trágico. Assim, diz-se que Deus concedeu um livramento àquela pessoa ou grupo de pessoas. Pode-se considerar também um livramento, quando a pessoa sofre um revés, diante de uma situação aparente e inicialmente desfavorável, como a perda de um emprego ou o atraso para chegar ao trabalho ou ao embarque num voo, por exemplo. Posteriormente, pode-se revelar que a pessoa ganhou mais do que perdeu com aquela perda. Aí é quando se diz que se fecha uma porta em sua vida, mas abrem-se outras tantas. E, apesar de todos os livramentos, você parece ainda não estar em paz consigo mesmo.
Você soube do caso de uma conceituada companhia de viação terrestre, ou simplesmente uma empresa de ônibus intermunicipais e interestaduais, de abrangência nacional, que resolveu investir no setor aéreo e fundou uma companhia aérea, meio que da noite para o dia, com recursos humanos e materiais de origem e de consistência duvidosas. Pois bem, parece que essa companhia aérea deixou muito a desejar. Não entregou tudo o que prometeu. Não chegou a levantar voo como se propunha. Boa parte de sua clientela ficou sem voar e ficou no prejuízo. Essa clientela ficou no prejuízo, mas pelo menos ficou no chão e "apenas" com prejuízos materiais. Parece que os passageiros daquela empresa, de todo modo, foram contemplados com um grande livramento. Ou você se confiaria em voar por uma companhia aérea de fundo de quintal, com todo o respeito, igual àquela envolvida num acidente aéreo, na Colômbia, que ceifou as vidas de quase toda uma delegação de um time brasileiro de futebol, há cinco anos? Quem lhe garantiria a chegada segura ao destino? Quem atestaria a experiência de pilotos de uma companhia aérea que terceirizou e alugou quase todo seu patrimônio, inclusive recursos humanos?
Por vezes, nos aeroportos, os passageiros se irritam com os atrasos ou com os cancelamentos dos voos, mas não se dão conta de que aviões são máquinas sujeitas à falhas também. E que, por razões óbvias, é melhor que as falhas nas turbinas ou nos trens de pousos dos aviões, por exemplo, sejam notadas logo enquanto eles estão no chão, pois, se forem notadas, enquanto estão voando, a manutenção se torna bem mais difícil.
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