Missão

Nossa missão: Dar vazão às mentes e às vozes que querem questionar e repensar o Brasil de uma maneira distinta, objetiva e imparcial.
O Profeta diz a todos: "eu vos trago a verdade", enquanto o poeta, mais humildemente, se limita a dizer a cada um: "eu te trago a minha verdade."

Mario Quintana

Display

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Translate us (traduza-nos)

Pesquisar neste blog

Inscreva-se e siga nossa newsletter

Lição moral bastante atual

Lição moral bastante atual

domingo, 20 de dezembro de 2015

Personalidades



                      Você deve ter visto a notícia de que a Igreja Católica reconciliou-se com o padre Cícero, absolvendo-o das penalidades que lhe foram infligidas, algumas décadas antes de sua morte, em 20 de julho de 1934, que incluíam, entre outras coisas, a proibição do direito de exercer regularmente as funções sacerdotais, como, por exemplo, celebrar missas e ministrar a Eucaristia.


                      Há quem diga que padre Cícero foi o maior cearense de todos os tempos. Nada contra ele, que tem nosso respeito, assim como seus devotos também o têm, mas consideramos que o maior cearense do século XX teria sido o empresário Edson Queiroz, que, com seu empreendedorismo e modo de conduzir seu conglomerado de empresas atuantes nos meios de comunicação, na indústria, no comércio e na educação, teria contribuído mais amplamente para o Estado do Ceará atingir o status de desenvolvimento atual.


                      Padre Cícero também teve um papel relevante na história cearense, porém proporcionalmente mais restrito. Além de ter promovido o desenvolvimento socioeconômico de Juazeiro do Norte e região do Cariri e de ter contribuído decisivamente para a queda de um governador, atribuem-se a ele milagres operados antes e após sua morte física, como a conversão de uma hóstia em sangue, na boca de uma fiel que teria recebido a comunhão das mãos do próprio, por exemplo.


                      Dom José Tupinambá da Frota, o primeiro bispo da Diocese de Sobral, estabelecida há exatos cem anos, teve um papel parecido com o de padre Cícero, no desenvolvimento socioeconômico e no imaginário popular da Zona Norte do Ceará, embora não se tenham chegado a atribuir-lhe milagres, tampouco acender-lhe velas, além de fazer-lhe promessas ou pagá-las. Ambos os religiosos tiveram mais influências temporais que espirituais em nossa história.

                      Tenha um bom domingo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Correio

Carregando comnetários... Comment Box by Codigos para blog