Feliz Natal

Feliz Natal
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (João 1, 14)

Feliz Ano Novo

Feliz Ano Novo
Feliz 2025

Sonho de Natal

Época de Natal de novo

Natal Maravilhoso

Ano Novo

Mensagem Dele Para 2025 A.D. Em Diante

Só vai na fé mesmo

Lição moral bastante atual

Lição moral bastante atual

Faça a diferença.

Missão

Nossa missão: Dar vazão às mentes e às vozes que querem questionar e repensar o Brasil de uma maneira distinta, objetiva e imparcial.
O Profeta diz a todos: "eu vos trago a verdade", enquanto o poeta, mais humildemente, se limita a dizer a cada um: "eu te trago a minha verdade."

Mario Quintana

Lembre-se:

Lembre-se:
Em primeiro lugar, foi por Ele. Portanto, Ele deve vir primeiro.

Previna-se

#vaidarcerto

#vaidarcerto
Já está dando certo.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.
Eu também não me esquecerei de você, haja o que houver.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.
Por isso, continuemos nos cuidando.

Doctoralia - Publicidade médica

Tony Harrison Oliveira Nascimento - Doctoralia.com.br

Onde estamos?

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Translate us (traduza-nos)

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

(Re) conhecimento



                      Dando continuidade à sequência de reflexões sobre a prática médica, saudamos o dr. Tony Harrison, médico psiquiatra atuante em Fortaleza e Região Metropolitana, nosso leitor e colaborador, juntamente com seus antigos companheiros de faculdade, que estão completando cinco anos de formatura.


                      Abaixo seguem listadas as seis principais competências esperadas de um médico bem formado, segundo a escola médica onde o dr. Tony se graduou, em Sobral:

1. Conhecimento técnico e científico;
2. Compromisso ético e social;
3. Capacidade de comunicação;
4. Capacidade de trabalho em equipe;
5. Capacidade de tomada de decisões;
6. Capacidade de se manter em estado de educação permanente.

                      Espera-se que o médico tenha acumulado conhecimento técnico e científico em quantidade razoável e aprendido a aplicá-lo, ao longo de sua formação, que deve ser infindável e atualizada sempre, para que ele possa falar ou escrever com firmeza e autoridade sobre aquilo que pensa e que sabe.

                      O conhecimento deve ser aplicado dentro dos parâmetros legais, éticos e morais, em prol do bem estar do ser humano e da comunidade, e, dentro desses mesmos parâmetros, o conhecimento deve ser comunicado a todos, em linguagem acessível, de acordo com as seguintes características de quem ouve: capacidade de discernimento, interesse, relevância e pertinência.


                      Quem for detentor de algum conhecimento não deve se considerar dono dele, tampouco dono da verdade. O conhecimento deve ser partilhado com os demais membros da equipe de trabalho, que não devem ser vistos como empecilhos, mas como auxiliares. Trabalhar em equipe nem sempre é fácil. Principalmente em se tratando de uma equipe multiprofissional. Cada um tem a sua visão de mundo e a sua verdade, como os poetas. Em vez de se digladiarem, por conta de suas posições divergentes, porque não consideram somá-las, a fim de construir algo???

                      O conhecimento deve ser aplicado no exercício da habilidade de tomar decisões, com as maiores solicitude, agilidade, precisão e exatidão possíveis. Porque essas decisões podem ser divisores de águas entre a vida e a morte.


                      Enfim, o conhecimento é a base de tudo. Por meio do conhecimento, com o tempo, vem o reconhecimento. Ele é a base, mas não é tudo. Como dito, quem o detém não deve se considerar seu dono absoluto, tampouco deve considerar que tenha toda a riqueza do mundo, embora tenha alguma riqueza, ou se considerar o dono da verdade. Portanto, quando sentir falta de algo em sua vida, tenha humildade suficiente para admiti-lo.


                      Encerramos por aqui, saudando mais uma vez o dr. Tony e seus colegas pelos cinco anos de educação continuada. Em sua maioria, eles talvez comemorem esta data fazendo o que sabem fazer melhor: trabalhando. Relembramos seu Chico Branco, avô materno do dr. Tony, que viajou para a oficina de Deus, há um ano, na mesma data em que John Lennon também foi, há trinta e cinco anos.













Nenhum comentário:

Postar um comentário