O Profeta diz a todos: "eu vos trago a verdade", enquanto o poeta, mais humildemente, se limita a dizer a cada um: "eu te trago a minha verdade."

Mario Quintana

Editorial

Embora o Brasil não esteja em uma boa fase de sua história e não esteja sendo bem administrado, retroceder ao passado, principalmente àquele passado mais remoto e sem resultados satisfatórios para a coletividade, não é a solução.

Uma geração acreditou que, quando a oposição chegasse ao poder, finalmente, sentir-se-ia representada. Votou em um candidato à presidente que caiu e se levantou, algumas vezes, mas agora já não sabe mais em quem confiar, porque não há mais representações legítimas, para os trabalhadores e os estudantes. Existem apenas partidos para representar seus próprios interesses ou defender os privilégios de seus aliados diretos.

Dar vazão às mentes e às vozes que querem questionar e repensar o Brasil de uma maneira distinta, objetiva e imparcial. É para isto que estamos aqui.

Display

Pesquisar neste blog

Inscreva-se e siga nossa newsletter

Translate us (traduza-nos)

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Exemplo de luz




Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus. 
Mateus 5, 14-16



Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Mateus 5:14-16
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Mateus 5:14-16

                      Um padre disse, em uma de suas homilias, que os feriados religiosos no Brasil deveriam ser extintos. Sua justificativa é que a maioria dos brasileiros faz mau uso das datas comemorativas religiosas, apesar de o Brasil ainda ser considerado o país mais católico do mundo.


                      De fato, como foi dito, muita gente não se senta e não reflete sobre a relevância para a nossa existência como espécie humana de datas como a Quarta - Feira de Cinzas, a Páscoa, o dia de Corpus Christi, o dia de Ação de Graças e o Natal, por exemplo, datas que deveriam nos fazer repensar nossa espiritualidade. 



                      O que acontece é que o Brasil ainda é considerado, teoricamente, uma nação predominantemente católica, porque muitos brasileiros se declaram católicos, ou porque receberam alguma formação católica, na família ou na escola, ou porque apenas foram batizados, mas se nomeiam "católicos não-praticantes". 



                       O livro Raízes do Brasil, como foi dito, foi publicado em meados de 1936 pelo historiador Sérgio Buarque de Holanda, que, por sinal, era pai do cantor Chico Buarque, e procurou explicar as origens da nação brasileira com suas características mais peculiares, tais como as conhecemos, desde os tempos que antecederam a colonização, por conta da forte influência cultural portuguesa. A obra já chamava a atenção para o fato de o Brasil sempre ter sido um país católico, mas demonstrando um catolicismo de fachada, muito ritualizado, com pouca espiritualidade e muita superficialidade, o que poderia estar associado em parte ao mito do homem cordial, cheio de polidez e de maneirismos, mais por uma questão de sobrevivência.



                        Em suma, o Brasil sendo, teoricamente, o país mais católico do mundo, deveria ser também, senão o mais rico, pelo menos o país que oferece melhor qualidade de vida. Teoricamente, deveríamos ter o amor de Jesus como base de nossa ordem e de nosso progresso. Não é o que se vê, na prática. Daí que, por sermos incapazes de dar um bom exemplo para o mundo, muitos no Oriente, por exemplo, se recusam a crer em Jesus Cristo, vendo que a maioria dos que teoricamente Nele creem vive tão mal.


                        Para você, o que é ser devoto praticante de uma religião??? É simplesmente frequentar as celebrações semanais nos templos e participar dos rituais ou vai além disso, incluindo fazer o bem, dentro de suas possibilidades, todos os dias da semana, em qualquer época do ano??? 





### ### ### ### 




Nenhum comentário:

Postar um comentário