Na manhã da última terça-feira, estava ouvindo no rádio uns comentários sobre o incidente que tomara lugar na Escola de Saúde Pública do Ceará, em Fortaleza, na noite anterior, quando, após a apresentação pública de alguns dos médicos estrangeiros que vieram ao Brasil para participar do programa Mais Médicos, alguns daqueles médicos, que eram cubanos, foram insultados com vaias e alcunhas pejorativas por alguns de seus congêneres brasileiros.
Um novo espaço para apresentação de desabafos e de pensamentos mais maduros a respeito de notícias e de episódios do cotidiano dos quais tomamos conhecimento.
Lição moral bastante atual
Mensagem Dele Para 2025 A.D. Em Diante
Só vai na fé mesmo
Missão
Nossa missão: Dar vazão às mentes e às vozes que querem questionar e repensar o Brasil de uma maneira distinta, objetiva e imparcial.
O Profeta diz a todos: "eu vos trago a verdade", enquanto o poeta, mais humildemente, se limita a dizer a cada um: "eu te trago a minha verdade."
Mario Quintana
A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.
Doctoralia - Publicidade médica
Onde estamos?
Wikipedia
Resultados da pesquisa
Translate us (traduza-nos)
Pesquisar neste blog
sábado, 31 de agosto de 2013
O caranguejo e o veado
Na manhã da última terça-feira, estava ouvindo no rádio uns comentários sobre o incidente que tomara lugar na Escola de Saúde Pública do Ceará, em Fortaleza, na noite anterior, quando, após a apresentação pública de alguns dos médicos estrangeiros que vieram ao Brasil para participar do programa Mais Médicos, alguns daqueles médicos, que eram cubanos, foram insultados com vaias e alcunhas pejorativas por alguns de seus congêneres brasileiros.
sexta-feira, 30 de agosto de 2013
Lâmpada
Um dia desses, estava ouvindo no rádio que o navegador Amyr Klink, notável por suas jornadas náuticas um tanto ousadas, ao proferir uma palestra, foi indagado: "Por que você não costuma usar motores em seus barcos?", ao que ele respondeu mais ou menos assim: "Aquilo que a gente não tem geralmente não se quebra". Essa resposta foi genial. Então decidi: "Tenho que ler pelo menos um livro desse cara".
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Cuba
Conforme dito antes, mantenho-me em sintonia com as manifestações e com as reivindicações da classe médica que considero justas, como, por exemplo, a carreira médica de Estado para nosotros e a aplicação da Emenda Constitucional 29, que sistematiza o provimento de recursos para o SUS, mas não pretendo fazer coro contra o programa Mais Médicos, embora não o considere a melhor solução para nossas carências em Saúde Pública, nem a favor do Revalida, tampouco com manifestações de xenofobia contra médicos estrangeiros. Os colegas que vêm de outras nações não me ameaçam. Pretendo continuar fazendo meu metiê da melhor maneira possível, procurando servir de exemplo para os colegas daqui e de fora e para a sociedade.
Labels:
asilo,
brinde,
classe,
cubanos,
estrangeiros,
experiências,
ira,
manifestações,
médicos,
metiê,
opinião,
prisioneiros,
reivindicações,
rum,
sintonia,
sonhos,
xenofobia
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
Athos
Você soube que, semana passada, foram ratificados pelo Congresso Nacional os vetos no texto do Ato Médico feitos pela Presidência da República. Pois bem, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), em nota de esclarecimento dirigida à população, nada deve mudar, especialmente com relação ao fato de o diagnóstico nosológico e a prescrição terapêutica continuarem sendo atividades exclusivas dos médicos. Confesso que também não entendi como é que nada deve mudar, se um dos artigos vetados diz justamente que o diagnóstico e a prescrição são atividades privativas médicas.
Labels:
aberturas,
asilo,
Ato,
brinde,
carreira,
dispensáveis,
escravidão,
estrangeiros,
experiências,
gestores,
imprescindível,
interdisciplinar,
médicos,
multiprofissional,
paranoia,
profissionais,
tempestade,
vetos
terça-feira, 27 de agosto de 2013
Parem tudo que eu quero descer 6
Como foi dito em outra postagem, para resolver os problemas de mobilidade urbana, é preciso atuar em várias frentes. É preciso observar fatores humanos e estruturais, observar como a cidade cresce e como as pessoas crescem com ela, não necessariamente de maneira proporcional, e observar como as pessoas interagem entre elas e com a cidade. Assim, vamos entender as razões que levam cada um dos condutores a optar por colocar seu veículo de duas ou de quatro rodas para fazer mais volume nas ruas. Teoricamente, o espaço deveria ser de todos, mas será que todos temos as mesmas chances de ocuparmos este espaço da mesma forma, de termos os mesmos direitos e de sermos igualmente beneficiados???
Labels:
cidade,
crescimento,
desbravadores,
favelas,
flagelo,
infraestruturas,
mobilidade,
natalidade,
periferias,
plano,
populações,
rodízio,
veículo,
viaduto
sábado, 24 de agosto de 2013
Retorno 7
Em 1998, você deve se lembrar de que um dos eventos mais badalados daquela época foi o nascimento de Sasha, filha da Xuxa, evento mais esperado e mais divulgado que o nascimento do filho do casal Kate Middletton e príncipe Willian, que tomou lugar este ano. Na mídia e nas ruas, não se falava em outra coisa. Até parecia que o Messias, que também é herdeiro de um trono, mas que é bem mais poderoso, ia chegar outra vez, mas, quando Ele veio, pela primeira vez, não houve tantos holofotes acesos. O brilho de uma estrela ganhou destaque no céu, mas a ficha caiu apenas para alguns pastores nos campos e para três reis magos que moravam separados e em países distantes do local onde se deu o evento.
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Montanha russa 2
Você já reparou que, quando estamos na reta final de alguma fase de nossas vidas, quem está observando do lado de fora sempre nos cumprimenta dizendo algo como "daqui prá frente é só correr pro abraço", e que podemos nos dar o luxo de "descer a ladeira na banguela", achando que a guerra já está ganha??? Pois bem, algumas pessoas acreditam que minha vida é moleza, especialmente agora, por estar terminando a residência médica, dentro de alguns meses, e elas dizem que não tenho mais com que me preocupar e que posso me dar o luxo de cruzar os braços, por os pés sobre a mesa e esperar o tempo passar. Não é bem assim, meu caro.
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
Para ler e pensar 8
Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, à sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público.
terça-feira, 20 de agosto de 2013
Retorno 6
Voltemos a rebuscar memórias do ano de 1998. Lembro-me de um certo professor de história que procurava nos instigar a ficarmos por dentro das principais notícias divulgadas pelos meios de comunicação da época. Ele mesmo era um cidadão bem informado. Lembro-me de que, quase todas as manhãs, chegando ao colégio, o via dentro de seu carro, estacionado nas proximidades, lendo um jornal.
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
Parem tudo que eu quero descer 5
Como diria o filósofo, a ordem dos tratores não altera o viaduto. É um aforismo derivado daquela regra da matemática que diz que a ordem dos fatores não altera o produto, na multiplicação de valores. Pois bem, falando em tratores e em viaduto, se você mora em Fortaleza, já deve ter tomado conhecimento da polêmica que envolve a construção de um viaduto nas imediações do já tão arranhado Parque do Cocó. O objetivo seria tentar desafogar o trânsito nas vias que cortam o parque.
Labels:
alternativas,
caos,
crescimento,
especulação,
filósofo,
hercúlea,
manifestações,
mobilidade,
obras,
progresso,
trânsito,
tratores,
viaduto
sábado, 17 de agosto de 2013
Procusto
Você já deve ter ouvido falar de Procusto, um personagem da mitologia grega, conhecido pela fama de roubar e de colocar suas vítimas num leito de ferro e esticá-las ou cortar-lhes partes de seus corpos, para que se ajustassem ao tamanho do leito, até que o feitiço virou contra o feiticeiro, quando ele morreu preso no próprio leito e decapitado.
Labels:
cotidiano,
diagnóstico,
diferenças,
escalas,
feiticeiro,
feitiço,
ferramentas,
intolerância,
justiça,
medicina,
metáfora,
mito,
mitologia,
pragmatismo,
problemas,
procustianismo,
Procusto,
psicopata
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
Mais médicos nas ruas
Uma das razões pelas quais estive afastado por um tempo do blog é que estava participando das manifestações recentes da classe médica contra algumas medidas do governo federal consideradas abusivas, como, por exemplo, incentivar a importação indevida de médicos estrangeiros sem passar pelo devidos processos de revalidação de seus diplomas e fazer os médicos trabalharem compulsoriamente para o serviço público de saúde, aumentando, inicialmente o tempo do curso de graduação em medicina, depois o tempo de residência médica. Além disso, as manifestações também cobram do governo mais recursos, mais condições de trabalho e mais consideração pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
quarta-feira, 14 de agosto de 2013
Mundo animal 3
Voltamos a conversar sobre como disciplinar os nossos filhos. Então, se você não pode bater no seu filho, você pergunta o que fazer. Não se trata de bater ou de não bater. Trata-se mais de uma questão de saber estabelecer os devidos limites, ser firme e dizer "não", quando necessário. Sei que não deve ser fácil, mas deve servir como um exercício.
terça-feira, 13 de agosto de 2013
Retorno 5
Dando continuidade à nossa viagem no tempo, voltamos a falar mais um pouco sobre as lembranças de um futebol de época.
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
(Re)abertura
"Eu tenho tanto prá lhe falar, mas com palavras não sei dizer como é grande o meu amor por você..."
Assinar:
Postagens (Atom)