Os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. Então Jesus os advertiu: 'Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.' Os discípulos diziam entre si: 'É porque não temos pão.' Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: 'Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? Tendo olhos, vós não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?' Eles responderam: 'Doze.' Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: 'Sete.' Jesus disse: 'E vós ainda não compreendeis?'.
Marcos 8, 14 - 21
Veja o exemplo do que acontece no Nordeste brasileiro, em tempos de estiagem. Aqui se cria, periodicamente, uma verdadeira indústria da seca, a partir da qual se prometem mundos e fundos para salvar a população que sofre com a carência de água para as lavouras, para os animais e para o uso doméstico, muitas vezes com interesses oportunistas e escusos, conforme retratado em livros como, por exemplo, Luzia Homem, de Domingos Olímpio, e O Quinze, de Rachel de Queiroz. O primeiro livro narra uma história fictícia ocorrida em Sobral, durante a seca de 1877, e, no segundo livro, a história se passa nos sertões de Quixadá e em Fortaleza, na seca de 1915.
Veja o que acontece em nossos dias, com as obras de transposição do rio São Francisco cada vez mais caras e mais atrasadas. À propósito, precisamos conversar sobre a novela Velho Chico, exibida pela TV Globo, ano passado, numa próxima postagem. Embora os níveis pluviométricos no Ceará estejam um pouco melhores, neste começo de ano, ainda estamos em risco de colapso no abastecimento de água. Portanto, continue economizando como puder e tenha uma boa semana e uma boa Quaresma. Falando em Quaresma, segue, no vídeo abaixo, o convite da Campanha da Fraternidade deste ano para a conscientização sobre a importância da preservação dos biomas nacionais, inclusive de nosso semi-árido nordestino.
--- # --- # ---
Nenhum comentário:
Postar um comentário