Durante a realização de um grande evento esportivo, nos Estados Unidos, há algumas semanas, a Coca-Cola lançou uma campanha publicitária nas redes sociais em que os internautas enviavam quaisquer mensagens de teor negativo marcadas com a hashtag #MakeItHappy, e o perfil da empresa transformava os textos recebidos em figuras aparentemente infantis formadas por palavras, como a imagem acima, e as publicava acompanhadas pela seguinte mensagem: "Nós transformamos o ódio que você encontrou em algo feliz. RT (retweet*) para fazer as pessoas felizes".
Independentemente de se conhecer o conteúdo do livro em questão ou não e de algumas das mais consagradas marcas comerciais do mundo serem conhecidas por fazer propagandas recheadas com mensagens subliminares, a mensagem passada pela campanha, bem como a moral da história, são perfeitamente aproveitáveis. De livros tidos aparentemente como divulgadores de mensagens negativas quiçá possam ser extraídas mensagens interessantes.


De fato, em nossas vidas, seria interessante se conseguíssemos sempre tirar coisas boas de coisas más, embora se diga que árvores más sempre dão frutos maus. No entanto, ainda é possível estarmos renovando nosso cotidiano, reduzindo o desperdício de tempo, reutilizando as experiências do passado e reciclando as lições aprendidas. Quando uma mensagem, uma ideia ou um material qualquer passa por uma transformação, o produto final não sai necessariamente com características que lembrem a matéria-prima, assim como os alimentos digeridos pelo trato gastrointestinal, a água de reuso obtida a partir do esgoto passado numa estação de tratamento ou a gasolina obtida pela destilação fracionada do petróleo, por exemplo.
Enfim, tirar água ou leite de pedra não é apenas a minha luta, é a nossa luta.
Para você que não vai curtir o Carnaval, desejamos um bom descanso e uma boa leitura. Ou então aproveite o feriado da maneira mais conveniente que encontrar.
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