Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás. Diante de ti ele colocou o fogo e a água; para o que quiseres, tu podes estender a mão. Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir. A sabedoria do Senhor é imensa, ele é forte e poderoso e tudo vê continuamente. Os olhos do Senhor estão voltados para os que o temem. Ele conhece todas as obras do homem. Não mandou a ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença de pecar.
Se você viu as notícias sobre uma recente greve de policiais no Estado do Espírito Santo e uma ameaça de greve de policiais no Estado do Rio de Janeiro, deve ter reparado, no primeiro caso, a instalação de uma situação de anarquia e de libertinagem entre os cidadãos de Vitória, onde pessoas comuns, uma vez percebendo a vacância escancarada de autoridade, resolveram saquear grandes estabelecimentos comerciais, por exemplo, algo que normalmente não fariam, em seus juízos normais e na presença da autoridade no cotidiano. Situação similar se instalou, há quase três anos, em Salvador, quando policiais militares da Bahia deflagraram greve.Eclesiástico 15, 16 - 21
As autoridades policiais já não conseguem prover segurança a contento para toda a população, mesmo com todo o seu efetivo atuante. Quando elas se esvaziam, viram às costas e deixam a sociedade entregue à própria sorte, a insegurança e o caos se agravam. Se a polícia está aparente e temporariamente ausente, deixando de cumprir com seu papel de fiscalizar a sociedade, isso não quer dizer que a lei perdeu a sua validade. Nessas circunstâncias, cabe a cada um, conforme suas índole e consciência, manter suas atitudes corretas e zelar por sua segurança. Age como um bandido, aproveitando-se da lacuna deixada pela polícia e tomando parte na barbárie social, quem quer. Ninguém é obrigado a tomar esse tipo de decisão.
Observe que, quando um caminhão com qualquer tipo de mercadoria tomba numa estrada, ele sempre é saqueado, geralmente por moradores de comunidades próximas, não necessariamente portadores de fichas corridas na polícia. Então, quem precisa mudar primeiro, o Brasil ou os brasileiros??? Essa resposta depende de nossas escolhas e de nossas atitudes, que precisam ser revistas, e suas consequências, repensadas.
Precisamos parar de fazer certas coisas que fazemos só porque vemos todo mundo fazendo, coisas erradas que pensamos serem banais e que pensamos que ninguém nos veria fazendo, e que, portanto, não dariam em nada. Não somos todo mundo. Quem anda pelas cabeças dos outros são os piolhos. Como foi dito na postagem anterior, Deus nos ama e cuida de nós, mas é preciso que também saibamos nos cuidar de nós mesmos e uns dos outros. Quem sabe revendo nossos conceitos sobre o certo e o errado, podemos mudar o Brasil.
Tenha um bom final de semana.
--- # --- # ---
Nenhum comentário:
Postar um comentário