As mudanças são dolorosas e difíceis de serem executadas, principalmente quando acompanhadas por despedidas também dolorosas e difíceis, porém necessárias, ainda que sejam realizadas aos poucos, especialmente neste período convidativo para mudanças, que é a Quaresma. Como diria o filósofo, a única constante no universo é a mudança. Se está insatisfeito(a) com sua vida atual, mude-a, dentro de suas possibilidades. Se está satisfeito(a), também, pois isso lhe será exigido, cedo ou tarde. Como diz aquela música do NX Zero, a vida cobra e a gente tem que crescer.
Antes de mudar, é sempre bom planejar com antecedência, para que, quando chegar ao seu próximo destino, você saiba o que procurar e mantenha o foco no que estiver procurando. Aconselha-se fazer uma lista dos itens a procurar. Aconselha-se também tentar criar ou construir o que não encontrar. Aconselhamos também que se façam as seguintes reflexões:
- Contribuí para criar ambientes de paz e de harmonia, nos lugares por onde passei???
- Interagi bem com as pessoas com quem convivi e deixei boas lembranças naqueles lugares???
- Se encontrei casos complicados, problemas ou confusões naqueles lugares, fui eu quem os criou ou eles já estavam lá e vieram à tona com minha presença???
Sejam quais forem as respostas para as perguntas supracitadas, saiba que nem tudo está perdido. Você pode estar carregando uma bagagem pesada, velha e suja, mas que, como foi dito, apesar da bagagem muitas vezes ser composta de ferramentas necessárias para sua sobrevivência, boa parte dela pode ser tranquilamente descartada, para que você fique leve e possa voar.
Todo dia é um dia propício para um novo recomeço, construindo um novo caminho, quando se crê que a sua vida ainda tem jeito, qualquer que seja sua idade, embora já não se possa mais exigir e esperar tanto da vida, após os trinta anos de idade. De qualquer maneira, podemos dizer que mais um dia, mais uma vitória.
### ### ###
Nenhum comentário:
Postar um comentário