Lição moral bastante atual

Lição moral bastante atual

Mensagem Dele Para 2024 Em Diante

Faça a diferença.

Missão

Nossa missão: Dar vazão às mentes e às vozes que querem questionar e repensar o Brasil de uma maneira distinta, objetiva e imparcial.
O Profeta diz a todos: "eu vos trago a verdade", enquanto o poeta, mais humildemente, se limita a dizer a cada um: "eu te trago a minha verdade."

Mario Quintana

Previna-se

#vaidarcerto

#vaidarcerto
Já está dando certo.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.
Eu também não me esquecerei de você, haja o que houver.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.
Por isso, continuemos nos cuidando.

Doctoralia - Publicidade médica

Tony Harrison Oliveira Nascimento - Doctoralia.com.br

Onde estamos?

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Translate us (traduza-nos)

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 16 de julho de 2012

O homem


                               Como nesse domingo, dia 15 de julho, foi celebrado o Dia Internacional do Homem, estou aproveitando a passagem da data, apesar do atraso, para expressar minhas reflexões sobre o que é ser um homem. Estranhamente, somente este ano vim a saber que existe um dia dedicado ao homem, e ninguém me cumprimentou pela passagem dessa data.

                               Não sei se você já percebeu, mas a mídia sempre enaltece a figura feminina, especialmente nos meses de março a maio. Você sabe, que março porque é o mês internacional da mulher, e maio, o mês das mães e das noivas. Muitos produtos e serviços são dedicados a ela, em detrimento do homem.

                               Não por preconceito, mas, e com o homem, quem se importa???

                               Não escrevo isto porque goste de homens. Gosto de ser homem e sou heterossexual. A questão é que ninguem cuida do homem. Não é que a mulher não precise de atenção e cuidados, mas o homem também precisa e não recebe nada disso, nem do poder público, nem da iniciativa privada. Quase não se fazem campanhas voltadas para a prevenção e a promoção da saúde masculina. Quase não se vendem produtos e serviços customizados para o público masculino. Quase não se pensa na educação e na segurança do homem. As polícias estaduais mantêm delegacias da mulher. Deviam existir também delegacias do homem.

                               Enfim, nossa sociedade ocidental tenta compensar os prejuízos de tempos remotos em que a mulher era relegada à terceiro plano e acabava não fazendo parte da sociedade voltando todos os seus holofotes para ela e, assim, agora é o homem que está sendo discriminado.

                               Nós cercamos as mulheres de cuidados demais, por considerá-las mais frágeis do que nós, e acabamos descuidando de nós mesmos.

                               Você já parou para pensar que, se muitas mulheres consideram os homens todos iguais, então por que elas escolhem tanto??? O mesmo digo sobre nós, homens. Por que escolhemos tanto, se elas nos parecem também ser tão parecidas??? Acredito que ambos os lados procurem alguém que faça a diferença em suas vidas.

                               Por vezes, eu penso que o governo e a sociedade não mais se importam conosco, mas, na verdade, eu é que não tenho me cuidado bem de mim mesmo, ultimamente.

                               Às vezes, eu tenho vontade de parar e refletir sobre mim mesmo, de me revisar e de me repensar. Tenho o desejo de rever meu jeito de vestir, de andar, de me comunicar, de me reinventar, enfim, de mudar minha maneira de expressar minha masculinidade, pois, como você sabe, ser um homem vai muito além de ter certos atributos anatômicos peculiares.

                              Como eu já devo ter dito antes, eu já fui vítima de bullying, acredito que por não ter sido o homem que eu gostaria de ser ou que acredito que a sociedade gostaria que eu fosse. Eu não sou muito parecido com aqueles homens que aparecem na TV, mais precisamente em comerciais, em filmes e em novelas. Mesmo assim, sou muito grato àquelas pessoas que passaram por mim e que me fizeram descobrir meu verdadeiro valor, em especial à minha morena, que está distante e que por mim espera.
                             
                               Não sei se isso é bom ou ruim, mas, hoje sou muito diferente do que era, há dez anos, época que andava pela cidade como um cachorro vira-lata, solitário, de uma faculdade para outra, com uma mochilha cheia nas costas, sem muitas perspectivas de futuro e atravessando multidões invisível. Hoje, transito de carro, e muita gente me chama de senhor, mesmo sem saber minha profissão. 

                               Mesmo assim, ainda não estou satisfeito. Ainda espero me descobrir, um dia. Ainda espero descobrir que tipo de homem realmente sou, pois, por sua história de vida aleijada, aquele homem do passado já está morto. Já não posso mais fazer algo por ele. Agora só me resta criar o meu padrão próprio, meu padrão próprio de ser profissional, em qualquer ambiente de trabalho, e meu padrão próprio de ser homem, dentro e fora da família. Depois eu quero falar mais sobre isso.

                               Para encerrar esta conversa de hoje, deixo umas perguntas no ar: Para você, o que é ser um homem ideal? O que é ser um homem completo e de verdade?
                             
                               Deixo também esse vídeo institucional do Ministério da Saúde, para você, homem, se cuide mais.    
                             
                                                                                                 



*****



3 comentários:

  1. O homem ideal me faz rir mas nunca usa o riso contra mim. Tem a rara habilidade de saber ouvir e só diz o que é necessário, bom ou a dura realidade.
    Compreende a diferença entre estar presente e fazer companhia.E mesmo distante se faz presente.nao queira mudar pra agradar ninguem,as pessoas que te amam ate aqui nao exigem que voce mude.A sua essencia é que faz a diferença.

    ResponderExcluir
  2. Pois será que não serão todos os dias, dias dos homens, das mulheres, das crianças?

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Ynot, tudo bem ? Muito interessante sua postagem, ainda não tinha visto alguém abordar a questão desta forma. Acredito que hoje a mídia dê tanta atenção para as mulheres por um motivo nada nobre, mulheres rendem mais dinheiro para os anunciantes... Triste isso, mas não acho que esta atenção toda que recebemos seja algo realmente bem intencionado... Claro que tem suas exceções, e talvez algumas organizações queiram mesmo nos "compensar" pelo passado, mas não levo fé não...
    Acredito que todos deviam ter a mesma atenção, sejam homens, mulheres, crianças, etc, enquanto existir estas diferenças de tratamento, os resultados nunca serão 100%...
    Espero que mesmo assim os homens se proponham a seguir seu exemplo e tentarem sempre seguir rumo ao melhoramento pessoal e evolução, esta é uma atitude louvável que contribuirá muito pra sua vida e sem dúvidas para o mundo que lhe cerca. Seria ótimo se todos escolhessem este caminho :)
    Para mim não só um homem, mas a pessoa ideal é aquela que nunca se contenta com quem é, que procura sempre crescer, que tem a mente aberta para avaliar suas atitudes, não tem vergonha das suas limitações, mantém no coração valores nobres, ética e generosidade :)

    Ótima postagem !!
    Grande abraço e que sua semana seja ótima :D

    ResponderExcluir

Parciais apurados em impostos - Fortaleza e Brasil