Um novo espaço para apresentação de desabafos e de pensamentos mais maduros a respeito de notícias e de episódios do cotidiano dos quais tomamos conhecimento.
Páginas
▼
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Hora de acordar
Semana passada, um homem foi vítima de sequestro-relâmpago, pasmem, enquanto caminhava com seu cachorrinho, próximo ao Palácio da Abolição (até recentemente sede do executivo estadual), no bairro Aldeota, em Fortaleza. Pasmem, porque a vítima estava à pé e porque estava perto de um local teoricamente seguro, um palácio do governo, quando um grupo de supostos vagabundos frustrados com a vida, provavelmente sem empregos e sem estudos e oriundos da periferia, resolveu cruzar a cidade, em dois carros supostamente roubados, em busca de fortes emoções, para eles e para quem lhes cruzasse o caminho.
terça-feira, 25 de setembro de 2012
Para ler e pensar 2
Naquele tempo, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: "O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará". Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: "O que discutíeis pelo caminho?"
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Recordando
"O Brasil está de luto. Morreu a esperança que 35 milhões de pessoas depositaram num homem chamado Fernando Collor de Mello...". Essa frase iniciava uma mensagem divulgada na televisão, durante a campanha eleitoral municipal de 1992, em Fortaleza.
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Parem tudo que eu quero descer 3
Antes de qualquer coisa, permita-me fazer alguns esclarecimentos sobre a postagem anterior. Ela foi aberta com uma sentença do intelectual francês Jean Paul Sartre, segundo a qual, nós, em geral, temos o defeito de colocar sempre a culpa nos outros por nossos problemas e pelas dificuldades com que nos deparamos, no nosso dia-a-dia.
terça-feira, 18 de setembro de 2012
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
Para ler e pensar
Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: "Quem dizem os homens que eu sou?" Eles responderam: "Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas". Então ele perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Pedro respondeu: "Tu és o Messias". Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a respeito.
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Concessão
Uma situação do cotidiano que pude observar, nesse feriado mais recente, me fez pensar sobre a importância de, esporadicamente, abrirmos concessões, praticarmos a benevolência e sermos generosos com nossos semelhantes. Com ela, aprendi que, às vezes, precisamos sair da nossa cômoda condição de autômatos, meros cumpridores inquestionáveis de comandos programados e incapazes de sentir com o coração, e nos lembrarmos de que também somos seres humanos.
terça-feira, 4 de setembro de 2012
Flagrante do cotidiano 14
Estou só passando aqui hoje mais para deixar registrada, embora com mais de uma semana de atraso, a passagem de um evento significativo, pelo menos para mim e para aqueles que estão na foto a seguir.